Notícia - Novo golpe do WhatsApp promete Retrospectiva 2018 com fotos, status e conversas
 Olhar Digital Publicou uma notícia no dia:21/12/18 09:50:40

Novo golpe do WhatsApp promete Retrospectiva 2018 com fotos, status e conversas


Imagem:


Criminosos estão espalhando um novo golpe prometendo uma “Retrospectiva 2018 no WhatsApp”. De acordo com o dfndr lab, da PSafe, a mensagem maliciosa traz um link que direciona o usuário do serviço de chat para páginas de propaganda ou roubo de dados. Em apenas 16 horas, foram mais de 339 mil detecções.

Na mensagem criada pelos criminosos, há a promessa para que o usuário relembre “fotos antigas, status e conversas” trocadas com amigos do WhatsApp em 2018. “Os cibercriminosos costumam utilizar datas relevantes como gancho para criar formas de enganar os usuários. Foi assim com Copa do Mundo, eleições, black friday, e agora com o fim do ano”, explica Emilio Simoni, que é diretor do laboratório de cibersegurança da PSafe.

Segundo o dfndr lab, o objetivo da mensagem é gerar lucro por meio de publicidade online. No entanto, em alguns casos, o golpe redireciona o usuário para páginas de falsas promoções que solicitam dados pessoais. Por isso, desconfie de qualquer link que você receber pelo WhatsApp e faça sempre a verificação antes de compartilhar qualquer informação pessoal

Vale destacar ainda que o WhatsApp não oferece nenhuma ferramenta oficial para retrospectivas e nem dá suporte a terceiros. Por isso, é altamente recomendável que o usuário evite programas que possam ler ou ter acesso às suas mensagens em troca de alguma vantagem. Afinal de contas, esses aplicativos podem ser malwares atrás de dados financeiros ou pessoais.