Notícia - Samsung aposta em TVs modulares e micro LED na CES 2019
 Olhar Digital Publicou uma notícia no dia:07/01/19 13:58:53

Samsung aposta em TVs modulares e micro LED na CES 2019


Imagem:


O futuro das TVs é modular. Ao menos, essa é a aposta feita pela Samsung durante o First Look, evento que adiantou algumas das novidades da empresa para a CES 2019, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Outro grande destaque da noite foi a tecnologia micro LED, que promete disputar com os painéis OLED sem oferecer os pontos fracos deste tipo de tela.

Após chamar a atenção com a sua gigante The Wall na CES 2018, a Samsung optou por diminuir a sua TV modular. Neste ano, a empresa abriu o evento com a primeira TV micro LED de 75 polegadas com resolução 4K, que só foi possível graças à condensação dos LEDs microscópicos do painel. A promessa é que essa tela consuma a metade da energia de um OLED convencional e que não enfrente problemas como o burn-in, que é quando uma imagem deixa rastros após ficar muitas horas estática.

O aspecto que mais chamou a atenção do micro LED, contudo, foi a sua modularidade. Durante o evento, a companhia apresentou o seu conceito de TV que pode ser montada pelo próprio usuário como uma peça de quebra-cabeça. Basta ter um componente de controle e colocar as demais peças de imagem ou de som para que tudo comece funcionar instantaneamente. Simples assim.

ReproduçãoA “era das TVs modulares” promete trazer para o consumidor personalizações que vão muito além do tamanho da tela. É possível montar painéis com proporções muito diferentes da tradicional 16:9, optando ainda por formatos quadrados (1:1), wide screen (21:9), ultra wide screen (32:9), entre outras possiblidades. Por fim, é possível escolher entre montagens horizontais e verticais para os aparelhos sem muito mistério.

Voltando à The Wall, a Samsung também lançou uma atualização para o seu destaque da CES 2018. Além das 146 polegadas do último ano, o modelo agora pode ser encontrado em uma versão de 219 polegadas com resolução 4K. 

Por enquanto, nenhuma dessas novidades da Samsung tem uma previsão de chegada às lojas. Segundo a porta-vozes da companhia, a expectativa é que a The Wall ganhe sua primeira versão destinada para o consumidor final em breve. Já os painéis modulares ainda são apenas um conceito, mas que certamente prometem chamar muita atenção ainda.

TVs 8K também marcam presença

Embora tenha tido um papel bastante discreto neste ano, a Samsung também mostrou alguns avanços da sua tecnologia 8K. Os novos aparelhos QLED de 2019 devem contarão com um processador de imagem que usará inteligência artificial para fazer upscaling de vídeos. Assim, a promessa é que o consumidor ganhe qualidade mesmo quando o sinal que chegar à TV não for 8K nativo.

Por enquanto, a companhia não fez nenhum anúncio específico de modelo QLED para 2019. Entretanto, isso deve ocorrer durante a conferência da empresa nesta segunda-feira, 7,  ou nos próximos dias na CES 2019.