Notícia - Arqueólogos encontram templo de esfolamento dedicado ao deus Xipe Totec no México
 Hype Science Publicou uma notícia no dia:08/01/19 12:59:51

Arqueólogos encontram templo de esfolamento dedicado ao deus Xipe Totec no México


Imagem:


Arqueólogos encontraram o primeiro templo dedicado à divindade pré-hispânica Xipe Totec, um deus da fertilidade e da guerra adorado por sacrificar e esfolar prisioneiros.

De acordo com um comunicado do Instituto Nacional de Antropologia e História do México, as evidências indicam que sacerdotes sacrificavam ritualmente suas vítimas em um altar circular no templo, depois as esfolavam em um segundo altar. Por fim, usavam a pele dos sacrificados.

Xipe Totec

Os historiadores sabem há muito tempo que Xipe Totec, também conhecido como “o deus esfolado”, era adorado por numerosos povos no que é hoje o México central e ocidental e a costa do Golfo.

Mas a descoberta, feita entre as ruínas do sítio arqueológico Ndachjian-Tehuacan, no estado central mexicano de Puebla, marca a primeira vez que um templo dedicado a essa divindade é encontrado.

Entre os artefatos localizados no templo estão três esculturas de pedra de Xipe Totec: duas cabeças esfoladas e um torso (na imagem acima), cujas costas estão cobertas de gravuras que representam as peles de sacrifício usadas pelo deus.

“É uma peça muito bonita. Mede aproximadamente 80 centímetros de altura e tem um buraco na barriga que, de acordo com fontes históricas, é onde uma pedra verde era colocada para ‘trazê-lo à vida’ durante cerimônias”, explica Noemi Castillo Tejero, principal arqueóloga do projeto.

As cabeças, por sua vez, medem cerca de 70 centímetros de altura e pesam cerca de 200 quilos.

O ritual

O templo teria sido usado por volta do ano 1000 até cerca de 1260. A conquista espanhola do México começou em 1519.

Segundo informações do Instituto, Xipe Totec era um dos deuses mais importantes do México pré-hispânico e adorado em uma cerimônia chamada Tlacaxipehualiztli, que na língua indígena náuatle significa “usar a pele do esfolado”.

Vítimas sacrificiais eram mortas através de combates de gladiadores ou por flechas, e depois esfoladas para glorificar Xipe Totec. Suas peles eram então enterradas ao pé dos altares.

Dentro da expectativa, dois buracos preenchidos com terra foram encontrados na frente dos altares circulares em Ndachjian-Tehuacan. [Phys]