Notícia - ESTE JOVEM ESPANHOL QUER SER O “REI DAS LAVANDERIAS” NO BRASIL
 11/01/19 10:48:35

ESTE JOVEM ESPANHOL QUER SER O “REI DAS LAVANDERIAS” NO BRASIL


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Um dos passos mais difíceis do começo de um negócio é escolher o nome da empresa. A inspiração pode vir do ramo de atuação, do nome do empresário e de muitas outras fontes. Mas é muito provável dizer que séries de TV não costumam inspirar o nome de companhia nenhuma.


Unidade da Mr. Jeff: rede se espalhou pela Espanha e também pela América Latina (Foto: Divulgação)Há uma exceção, entretanto: a Mr. Jeff, uma rede de lavanderias cujo nome é inspirado em – acredite se quiser! – “Um Maluco No Pedaço”, série gravada nos anos 1990 e que marcaram o começo da carreira do ator Will Smith. “A série tinha um mordomo, chamado Geoffrey, que ajudava os outros personagens em tudo. Queríamos que nossa empresa também fosse útil”, afirma o espanhol Eloi Gómez, 26 anos, cofundador e CEO da empresa, batizada com fonemas mais simples que o nome do mordomo.

Gómez, junto de seus sócios Adrián Moreno, 27, e Rubén Muñoz, 28, comandam, há três anos, uma empresa que ultrapassou as fronteiras de seu país e chegou a países como México, Argentina, Colômbia e Chile. Nesta quinta-feira (10/1), a Mr. Jeff entra oficialmente no mercado brasileiro por meio da aquisição da Lava & Leva, rede de lavanderias com mais de 300 franquias espalhadas por nosso território.

Os três fundadores da empresa são colegas de faculdade. Eles se formaram na Universidade de León, cada um em uma graduação diferente: Gómez é engenheiro de alimentos, enquanto Moreno fez ciências da computação e Muñoz estudou contabilidade.

A Mr. Jeff não é o primeiro empreendimento do trio. Ainda durante a faculdade, começaram a vender camisetas com temas da universidade. “O negócio foi muito bem desde o começo. Vimos que poderíamos fazer bastante sucesso como empreendedores”, afirma Gómez, em português. Além de ser da Galícia, região próxima a Portugal e com idioma muito semelhante ao nosso, o empreendedor morou por alguns meses em Pelotas (RS), enquanto fazia uma especialização.

Após a empreitada no mercado das camisetas, o trio continuou buscando oportunidades de negócio. Enquanto participavam de um evento de empreendedorismo, começaram a falar sobre o mercado de lavanderias. “Percebemos que era um setor que não usava muitos recursos tecnológicos e que poderíamos criar um negócio mais moderno e mais focado no bem-estar do consumidor”, afirma Gómez.

Em janeiro de 2016, há exatamente três anos, a Mr. Jeff era oficialmente lançada. No começo, a empresa atuava como intermediária, conectando pequenas lavanderias a clientes interessados pelo serviço. “Queríamos levar a tecnologia para os negócios. No entanto, enfrentamos diversos problemas de logística. Vimos que, para entregar o serviço que queríamos desde o começo, teríamos que abrir lojas próprias. E foi o que fizemos no ano seguinte”, diz o empresário.

A Lava & Leva terá sua marca mantida após aquisição pela Mr. Jeff (Foto: Divulgação)

Com a mudança, a Mr. Jeff conseguiu escalar o negócio. Hoje, a empresa tem cerca de 700 operações espalhadas por Espanha e América Latina – com a compra da lava e leva, o número supera as mil unidades.

Seu diferencial, de acordo com Gómez, é a tecnologia. “O relacionamento entre nós e os clientes é digital. Ele pode solicitar o serviço por aplicativo, sem sair de casa, e receber suas roupas lavadas e passadas com conveniência”, afirma. Mas se o cliente da Mr. Jeff preferir, ele também pode buscar suas roupas nas unidades da rede, Gómez ressalta.

O foco na tecnologia faz com que a Mr. Jeff se autodenomine uma startup. “Para mim, ser uma startup é um estado de inquietude. Sempre seremos inquietos”, diz o espanhol.

Na chegada a outros países, a Mr. Jeff sempre optou por usar apenas sua marca, sem comprar nenhuma concorrente local. No Brasil, foi diferente. “Primeiro, o país tem um mercado muito grande. É importante conhecer e respeitar esse mercado, e ter uma empresa brasileira ao nosso lado é importante nesse esforço. Além disso, nas outras regiões não havia negócios como a Lava & Leva, com um serviço de qualidade e um perfil de franqueado muito bom”, diz Gómez.

fundadores da Mr. Jeff (Foto: Divulgação)

A empresa brasileira, como seu nome já diz, também lava as roupas dos clientes e as leva até sua casa. A diferença entre ela e a Mr. Jeff está no uso menor de recursos tecnológicos, já que a Lava & Leva não tem um aplicativo.

Segundo Gómez, Mr. Jeff e Lava & Leva funcionarão de forma independente. “No entanto, franqueados da Lava & Leva podem mudar de bandeira se preferirem”, diz. O valor da compra da empresa brasileira não foi revelado.

As expectativas de Gómez em relação ao país são altas. “Os brasileiros costumam ser dispostos a experimentar novos recursos e, grosso modo, odeiam lavar e passar roupa. Esperamos que o Brasil seja o nosso mercado principal”, afirma o espanhol. O faturamento da Mr. Jeff tampouco é revelado por Gómez.

No entanto, a Mr. Jeff anunciou, também nesta quinta-feira (10/1), que recebeu um investimento de US$ 12 milhões (R$ 44 milhões na cotação atual). A rodada foi liderada pelo fundo All Iron Ventures. Outros nomes, que anteriormente haviam injetado US$ 3,5 milhões na empresa, também participaram do aporte atual. Entre eles, destacam-se Albert Armengol, CEO da Doctoralia, e Jeroen Merchiers, diretor-geral do Airbnb para Europa, África e Oriente Médio. O dinheiro será usado para expandir a operação da Mr. Jeff nos países onde atua.

No futuro, de acordo com Gómez, ele vislumbra cenários em que a Mr. Jeff não atue apenas com lavanderias. “No fundo, nosso foco é ajudar os clientes com serviços de alta qualidade. Escolhemos um nome que não tem a ver com lavanderias exatamente para podermos trabalhar com várias coisas”, afirma o jovem.