Notícia - COMO PEQUENAS EMPRESAS PODEM TRABALHAR JUNTAS – E LUCRAR MAIS
 14/01/19 17:59:18

COMO PEQUENAS EMPRESAS PODEM TRABALHAR JUNTAS – E LUCRAR MAIS


Imagem:


As parcerias são um recurso importante para o sucesso das empresas. Essas associações podem ser feitas com grandes corporações e até com o governo

Associando-se, é possível lucrar mais e dividir potenciais riscos. Confira algumas possibilidades de associação.Além disso, é possível que negócios de pequeno porte – até mesmo concorrentes – cooperem entre si.

Fazer ações conjuntas
É cada vez mais comum que pequenas empresas, concorrentes ou não, unam esforços para a redução de custos. Há diversos exemplos de como isso pode ser feito.

As empresas podem se juntar para contratar uma agência de marketing digital e baratear custos de manutenção de redes sociais, por exemplo.

Padarias se unem para comprar sacolinhas junto ao fornecedor e diminuir custos com distribuição. “Há também casos de concorrentes que se unem para ratear custos de treinamentos de funcionários junto aos fornecedores”, diz Ariadne Mecate, consultora do Sebrae-SP.

Considere um co-branding
Nos últimos anos, uma prática bastante utilizada por grandes empresas começou a ganhar espaço em negócios de menor porte, sobretudo as médias empresas com marcas já estabelecidas.

Trata-se do co-branding, um conceito de marketing que prevê a união entre duas marcas (uma fabricante de sorvetes e uma de biscoitos, por exemplo) para o desenvolvimento de uma ação conjunta ou para promover um produto desenvolvido em parceria. “É recomendável que sejam duas marcas estabelecidas em suas áreas, para não confundir o consumidor”, diz diz David Kallás, coordenador do Centro de Estudos em Negócios do Insper.

Já ouviu falar do brandscaping?
O brandscaping nada mais é do que a parceria entre duas empresas de ramos distintos que, juntas, podem oferecer serviços complementares.

Um exemplo clássico é o de store in store, ou loja dentro de loja, em que cafeterias passam a conviver com livrarias, por exemplo.

Mas há exemplos mais sofisticados. “Há casos de empresa de softwares de gestão que fazem parcerias com contadores. Para esses profissionais, é interessante que seus clientes tenham um software desse tipo, porque facilita o seu trabalho”, diz Ariadne.