Notícia - 5 sinais surpreendentes de que uma pessoa pode ser psicopata
 Hype Science Publicou uma notícia no dia:14/01/19 18:18:56

5 sinais surpreendentes de que uma pessoa pode ser psicopata


Imagem:


ALERTA: Este artigo não substitui um diagnóstico adequado. Ou, como bem diria o portal Cracked, você não pode realmente diagnosticar-se através de um artigo na internet, mas todos sabemos disso, certo?

Embora a população dos seriados e filmes pareça sugerir o contrário, apenas 1% das pessoas são psicopatas na vida real. Mais importante ainda, isso não significa que elas assassinam pessoas.

Psicopatas são pessoas que demonstram um certo conjunto de traços de personalidade antissocial, como narcisismo, sadismo e falta de empatia. Parece com alguém que você conhece? Confira algumas características inesperadas que indicam psicopatia:

Você gosta de bebidas amargas


A maioria das pessoas não gosta do sabor do café puro. Se você ou alguém que você conhece realmente curte tomar uma xícara sem açúcar ou adoçante, pode ser um sinal muito preocupante. Alguns estudos relacionaram amor por bebidas amargas com psicopatia.

Por exemplo, pesquisadores da Áustria fizeram testes de personalidade para descobrir quem continha traços de personalidade “obscuros” (em particular, sadismo), e chegaram à conclusão de que há uma estranha correlação entre ter tais características e saborear bebidas amargas. A conclusão foi publicada na revisa científica Appetite. Outro estudo descobriu que isso vale para uma cerveja IPA, também.

Por quê? É difícil saber, mas pode ser a percepção de que a bebida amarga é desagradável para os outros. Psicopatas naturalmente gostam de desafios, de empurrar limites, de se aproveitar do desconforto de outras pessoas.

Ou pode ser apenas uma coincidência. Vamos lembrar aqui que, no que diz respeito à ciência, conclusões não podem ser tiradas de correlações. As relações mais fortes são causais.

Você é uma pessoa noturna


Funciona muito melhor à noite? Isso é possivelmente um sinal de que você está andando no carrinho da meia-noite para a cidade psicótica.

No mundo dos distúrbios de personalidade, os pesquisadores chamam um conjunto particular de características de “Tríade Negra” (o que provavelmente não é nada terapêutico para quem as tem). Refere-se a psicopatia, narcisismo e manipulação. As pessoas que têm todos os três mostram uma preferência marcada por fazer as coisas sob a cobertura da noite.

Em um artigo publicado na revista Personality and Individual Differences, pesquisadores argumentam que uma propensão ao sombrio evoluiu ao lado de traços psicopáticos porque é muito mais fácil fazer coisas sinistras quando ninguém consegue vê-lo.

Essa característica tem a ver com por que psicopatas persistem na espécie (ou seja, por que este traço de personalidade é passado adiante): ser mais alerta e criativo durante a noite é uma boa estratégia de acasalamento. Outras coisas também estão em jogo, é claro. A seleção natural pode favorecer a psicopatia por suas vantagens (sim, elas existem. Confira algumas neste outro artigo).

Você gosta de pensar e falar sobre comida


Calma, não estamos falando de uma pessoa que assiste obsessivamente reality shows culinários ou que diz toda hora que está com fome.

Um estudo publicado na revista Legal and Criminological Psychology descobriu que pessoas excessivamente obcecadas em discutir coisas como comida, sexo ou dinheiro tendem a ter tendências psicopáticas.

Esta pesquisa envolveu o exame de criminosos presos e seus padrões de fala. Ao descrever seus crimes, os com tendências psicopáticas tinham o hábito de se concentrar em detalhes, como contar exatamente o que tinham comido no dia do crime. Na mente de um criminoso psicopata, é muito provável que a refeição tenha sido mais significativa do que seria para nós. Ela forneceu uma necessidade física e foi mais memorável que a pessoa que eles podem ter matado.

De fato, ao pesquisar os padrões de fala, ficou claro para os cientistas que os psicopatas estavam muito mais interessados em discutir necessidades físicas saciadas na hora do crime do que o crime em si, ao ponto de voluntariar tal informação com mais facilidade do que qualquer outra.

Os outros condenados falavam mais sobre elementos sociais e emocionais, como família e religião – justamente o tipo de coisa sobre a qual a maioria das pessoas reflete durante um evento que arruína sua vida, como estar preso.

Como o cérebro psicopata é incapaz de processar esses conceitos, tudo o que resta é o risoto de camarão que você comeu no almoço.

Você é criativo


Os pesquisadores usam o termo “psicopata pró-social” para descrever aqueles que têm a tendência de criar coisas e assumir riscos em direção a empreendimentos artísticos.

Como este tipo de personalidade geralmente é aplicado a pessoas mais narcisistas e menos avessas ao risco do que a média, elas são mais inclinadas a não seguir tendências, inovar e ousar na arte.

Os autores do estudo citaram Picasso como um exemplo de artista que criou um movimento completamente maluco – o cubista – que virou o mundo da arte e suas normas estabelecidas de cabeça para baixo. Também vale a pena notar que Picasso era o tipo de cara que literalmente se referia a si mesmo como Deus às vezes. Será que era um psicopata? Não é possível diagnosticar totalmente doenças mentais postumamente, mas há muitas evidências que indicam que ele não era apenas um idiota.

Além disso, arquitetos são as pessoas que mais pontuam quando se trata da Tríade Negra, e os traços de personalidade mais fortemente associados à realização criativa parecem ser narcisismo e psicopatia, de acordo com um estudo publicado na revista científica Personality and Individual Differences.

Claro, psicopatas são minoria na sociedade, então a pessoa que projetou sua casa provavelmente não é psicopata. Provavelmente.

Você é amigo do seu ex


Outro estudo publicado na revista científica Personality and Individual Differences sugere que algumas pessoas que optam por permanecer amigas de seus ex-parceiros não o fazem por razões de maturidade e bondade humana básica.

Em vez disso, sua motivação está enraizada em traços clássicos da personalidade negra: elas mantêm contato com um ex porque é um recurso conveniente para coisas como dinheiro, sexo ou informação.

Pelo menos, os participantes do estudo que tinham traços de personalidade psicopata disseram isso. Psicopatas são capazes de fingir gentileza para garantir que terão ajuda quando inevitavelmente precisarem de algo de você.

Isso não significa que todos os seus ex são psicopatas, e (provavelmente) existem casos legítimos de pessoas que terminaram e permaneceram amigas de uma maneira não perturbadora. Mas pelo menos agora você tem uma boa desculpa para nem falar oi para o falecido, não é mesmo? [Cracked]