Notícia - O "SPOTIFY BRASILEIRO" QUE LANÇOU "JENIFER" E É SUCESSO NO NORDESTE
 22/01/19 10:42:48

O "SPOTIFY BRASILEIRO" QUE LANÇOU "JENIFER" E É SUCESSO NO NORDESTE


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O cantor Gabriel Diniz começou 2019 ganhando o Brasil ao cantar que “o nome dela é Jenifer”, uma garota que ele conheceu no Tinder.

Mas muito antes de o hit multiplicar seu número de ouvintes — na plataforma de streaming Spotify, foi de 900 mil a mais de 4 milhões de execuções por semana entre dezembro e o começo de janeiro —, Diniz e sua “Jenifer” já faziam muito sucesso no Brasil.

Só que “no outro Brasil”, como gosta de dizer o empresário Rodrigo Amar.

Amar é CEO do Sua Música, uma plataforma de streaming 100% brasileira e que tem como foco os ritmos que bombam no Nordeste.

O serviço, que tem 1 milhão de acessos únicos por dia, atingiu o feito de desbancar o sueco Spotify e se tornar a plataforma mais usada no Nordeste entre quem tem 21 e 54 anos.

“A gente tá focado no outro Brasil, que conhecia o [Wesley] Safadão há mais de 12 anos, que conhecia o Cristiano Araújo [cantor sertanejo falecido em 2015] antes do acidente”, diz Amar. “É um outro Brasil, que é muito rico em cultura, que tem vida própria. E merece atenção.”

É com a atenção nas especificidades nordestinas que o Sua Música vem trabalhando desde sua fundação, em 2011. Dentre os ouvintes, 60% está na região, assim como a maior parte dos artistas que colocam seu conteúdo na plataforma.

Criado como um blog de músicas gratuitas em João Pessoa (PB), o serviço deslanchou ao ser comprado por um grupo de empresários cariocas, incluindo Amar, em 2013. 

Rodrigo Amar, do Sua Música (Foto: Divulgação)

Tal qual o Spotify ou o Deezer, a plataforma tem playlists, serviço de streaming e opção para baixar as músicas. Mas a principal diferença, além do catálogo regional, é que o serviço é gratuito, sem planos de assinatura.

Os próprios artistas fazem upload de seu conteúdo, de olho na repercussão que podem ganhar. Há mais de 14 mil artistas na plataforma, com perfis de todos os tipos: de iniciantes a cantores mais renomados. 

O campeão de acessos é o cantor Wesley Safadão, cujo conteúdo já foi ouvido mais de 284 milhões de vezes na plataforma. Hoje conhecido em todo o Brasil, o artista já fazia sucesso no Sua Música muito antes de estourar nas rádios do resto do país com hits como "Aquele 1%". 

Mas o Sua Música chama atenção sobretudo dos músicos que ainda não atingiram o sucesso de Safadão. A maior parte é composta por nomes locais, que não conseguiriam monetizar seu trabalho com venda de discos ou grandes contratos com gravadoras.

sua musica (Foto: Reprodução)

Para esses artistas, o importante é ficar famoso primeiro, e ganhar dinheiro depois: fazer sucesso entre os ouvintes da região garante bons cachês nos shows e parcerias com marcas, explica Amar. Antes, esse sucesso era obtido gravando CDs caseiros e distribuindo pela região. Agora, a internet pode ajudar. 

“Esses caras não são desconhecidos: eles fazem show com cachê de R$ 100 mil, tela de LED, superprodução”, afirma Amar. “O Gabriel Diniz, por exemplo, está com a gente há cinco anos. Ele já fazia, 20, 30 shows por mês.”

Vídeo, música e notícia: tudo em um lugar só 

O Sua Música não divulga o faturamento, mas afirma que a monetização vem, sobretudo, de ações de publicidade com grandes marcas, que usam a imagem dos artistas para chegar aos consumidores do Nordeste. Também há artistas que pagam para ganhar destaque na plataforma.

Nos últimos anos, a empresa vem investindo também na produção de conteúdo audiovisual, com vídeos em seu canal no YouTube. A empresa também patrocina clipes para talentos que vê despontando na plataforma.

Um exemplo foi o cantor Devinho Novaes, que o Sua Música apoiou para ir a São Paulo gravar o clipe de “Como a Culpa é Minha (Oi Nego)”, que tem 29 milhões de visualizações no YouTube e cenários da capital paulista ao fundo. A empresa propôs a parceria ao artista ao analisar seus números na plataforma e ver que ele poderia deslanchar.

Além disso, para além de um serviço de streaming, o Sua Música também funciona como um fornecedor de notícias musicais. Há agenda de shows, listas de sucessos, lives nas redes sociais e matérias sobre os artistas.

Wesley Safadão é o artista com maior número de downloads no Sua Música (Foto: Divulgação)

Por isso, Amar evita a comparação com o Spotify e outros concorrentes. Ele afirma que a empresa nem mesmo se define como uma plataforma de streaming, mas como um “produtor de conteúdo sobre música local”, com histórias que não poderiam ser encontradas em outros lugares.

Dá para entender como o Sua Música acertou em cheio em um público até então renegado pelos grandes players do mercado musical. Nas visualizações de Gabriel Diniz no Spotify, por exemplo, os maiores ouvintes estão em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Brasília (DF), nesta ordem. Isto é, embora o cantor faça um grande sucesso no Nordeste, o ouvinte nordestino não usa tanto o serviço. 

Amar, que tem 33 anos e trabalhava na área das fintechs antes de ingressar no Sua Música, lembra que lidava com um certo preconceito ao falar sobre os artistas nordestinos. “Eu falava do Safadão, do Diniz nas reuniões em São Paulo, e era motivo de risada — ‘ah, olha o nome desse cara....”, lembra. "E eu falava que precisávamos sair da bolha do Itaim."

Na última quinta-feira (17/1), um dos destaques no portal do serviço, por exemplo, era a volta do cantor Binha Cardoso ao grupo Forró do Muído. É possível que os leitores do Sudeste jamais tenham ouvido falar de ambos. Mas é justamente aí que o Sua Música ganha dinheiro.