22/01/19 10:44:55
ELES AJUDAM OUTRAS EMPRESAS A ENTRAR NA ERA DIGITAL
Imagem:
runo Pierobon, 36 anos, e Gustavo Debs, 32, tinham cargos de liderança no grupo Algar quando começaram a pensar em empreender. A primeira ideia era focada em ferramentas de comparação de preços no e-commerce.
Debs saiu do emprego para tocar o projeto. Oito meses depois, Pierobon fez o mesmo. Eram os primeiros passos da Zup, fundada em 2011 em Uberlândia, com mais dois sócios: Felipe Almeida e Flavio Zago.
Eles criaram uma consultoria que desenvolve produtos digitais e que, em 2015, recebeu investimento do fundo Kaszek, de ex-executivos do MercadoLivre. “Despertamos interesse na mão de obra local porque geramos oportunidades fora dos grandes centros”,diz Pierobon.
A Zup faz parte do ecossistema apelidado de UberHub, que envolve mais de 160 players, entre empresas de base tecnológica, startups, consultorias e universidades.
Uma característica do conjunto é mesclar ações do poder público e do setor privado. O programa UberHub Code Club, que ensina programação a adolescentes, foi encabeçado pela prefeitura, mas quem banca é o empresariado. Uma das âncoras é a própria Algar.
De um lado, forma quadros — empreendedores que já passaram por lá. De outro, fomenta o ecossistema, com o fundo Algar Ventures e o Instituto Brain, onde novos produtos são criados em parceria com startups.