Notícia - IRMÃS CRIAM PADARIA QUE SÓ VENDE PRODUTOS SEM GLÚTEN E LACTOSE
 24/01/19 10:56:58

IRMÃS CRIAM PADARIA QUE SÓ VENDE PRODUTOS SEM GLÚTEN E LACTOSE


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As irmãs Ana Tereza e Fernanda Nogueira pertencem a uma família de comerciantes e, naturalmente, sempre acalentaram o sonho de abrir o próprio negócio. Depois que se formaram, elas resolveram não perder a chance de realizar aquele desejo.

O mote era: as pessoas intolerantesalérgicas e celíacasnão aderiam a dietas por não encontrarem no mercado bons produtos sem glúten e sem lactose.

Fernanda captou esta realidade enquanto fazia pós-graduação em nutrição funcional. “Percebemos que havia uma demanda não atendida, que esse tipo de produto estava virando moda e que havia poucos players no mercado. Concluímos que nossa hora tinha chegado”, conta Ana Tereza.

As duas juntaram um capital inicial de R$ 40 mil e resolveram montar o empreendimento em casa. Fizeram um plano de negócio e colocaram a mão na massa; contrataram um consultor (um chef experiente), que as auxiliou no desenvolvimento de receitas, e desenvolveram a marca. Investiram também em equipamentos, utensílios, uniformes, matérias primas, etc.

Por serem da área da saúde, Ana Tereza e Fernanda preocupam-se, acima de tudo, com produtos que tragam qualidade de vida às pessoas. “Acho que esse foi o nosso principal diferencial: fazer produtos artesanais sem alergênicos (glúten e leite), sem conservantes, sem enganações, sem falsas promessas”, diz Ana.

Padaria fica em Belo Horizonte (Foto: Divulgação)

A ética no negócio deu às irmãs credibilidade junto a profissionais de saúde, que começaram a indicar os produtos das duas. As redes sociais (Facebook, Instagram e WhatsApp) tornaram-se aliadas de peso; os kits semanais, com entrega direta ao consumidor final, também.

Isto enquanto trabalhavam em casa, vendendo o que uma padaria “normal” vende, só que alergênicos: pães, bolos, tortas, etc. Nesse ponto, o Sebrae entrou em cena. Entre outras atividades, elas fizeram consultorias em marketing e finanças e curso de formação de preços.

Após quase dois anos, decidiram montar o negócio fora de casa. Em julho de 2016, abriram a padaria Seleve, no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, a primeira deste estilo na capital mineira.

A Seleve foi estruturada em quatro setores: cozinha do café, salão de vendas (com espaço para lanches), produção e administrativo. Os funcionários recebem treinamentos específicos na área em que vão atuar e são frequentemente consultados sobre sugestões de melhoria na empresa.

Pão francês sem glúten da Seleve (Foto: Divulgação)

Em abril passado, as irmãs empreendedoras abriram a fábrica de alimentos com auxílio do Sebraetec, programa do Sebrae que facilita o acesso dos pequenos negócios a serviços tecnológicos e de inovação para a melhoria de processos, produtos e serviços.

Com o sucesso da Seleve, agora com o reforço da fábrica própria, Ana Tereza e Fernanda estão empenhadas na abertura de franquias da marca. “Estamos finalizando o processo e esperamos contar com a adesão de franqueadas ainda neste ano”, informa Ana.

O êxito da Seleve é fruto de muito trabalho, persistência e crença na própria capacidade. “Empreender não é fácil, mas é possível. Ao iniciar a empresa temos que aprender que é preciso entender de tudo – produto, mercado, marketing, administração.

Mas, quando amamos o que fazemos, o caminho se torna mais suave”, avalia. Para o trabalho bem feito, as recompensas são naturais: no ano passado, as irmãs empresárias conquistaram o segundo lugar estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.