Notícia - DUPLA USA JOGOS DE TABULEIRO PARA AJUDAR EMPRESAS A ENTENDER O MUNDO DAS STARTUPS
 24/01/19 10:59:44

DUPLA USA JOGOS DE TABULEIRO PARA AJUDAR EMPRESAS A ENTENDER O MUNDO DAS STARTUPS


Imagem:


E se alguém dissesse que, para experimentar uma jornada empreendedora, você só precisaria de lápis, papel, cartas, tabuleiro e uma equipe? Pois essa é a proposta da Startup Mundi, que busca inspiração em jogos de RPG para fazer uma simulação da trajetória de consolidação de uma startup.

O jogo criado pela empresa simula os primeiros quatro anos de uma startup, desde a fase da concepção e validação da ideia, passando por aprovação do mercado, crescimento inicial, tração e escalabilidade.

Além de sentir na pele as consequências de suas decisões, os jogadores aprendem terminologias próprias do ecossistema, incluindo termos como MVP, pivotar, CAC e LTV.

A ideia surgiu a partir das diferentes experiências profissionais dos sócios-fundadores da Mundi: Fabiele Nunes, 40 anos, fez carreira em uma multinacional, enquanto Antonio Carlos Durán Jr, 47, foi um dos fundadores da startup de eventos MobLee. “Nós queríamos trazer esse conhecimento do ecossistema empreendedor para setores diversos, de corporações tradicionais que buscam criar cultura de inovação a novos empreendedores, estudantes e incubadoras”, diz Fabiele.

Passado um ano do lançamento oficial do jogo, em outubro de 2017, a startup baseada em Florianópolis (SC) conquistou clientes como Accenture, Sebrae e Embraer.

Há dois modelos de negócio: a venda individual de simulações do jogo e o modelo de licença, com preços que variam entre R$ 3,9 mil e R$ 21 mil, dependendo do número de pessoas que terão acesso ao material e do número de facilitadores capacitados para mediar as partidas.

Já são mais de 30 facilitadores credenciados, mais de 22 simulações rodadas e presença em nove estados do Brasil. “O planejamento é crescer três vezes em 2019 e traduzir o jogo para inglês e espanhol. Em dois anos queremos lançar uma nova versão do produto, para acompanhar novas tendências do mercado”, afirma Fabiele.