Notícia - Unicamp avalia reduzir nº de dias e dividir conteúdos da 2ª fase por áreas de ensino no vestibular 2020
 24/01/19 11:04:28

Unicamp avalia reduzir nº de dias e dividir conteúdos da 2ª fase por áreas de ensino no vestibular 2020


Imagem:


A Unicamp estuda mudanças no formato da segunda fase do vestibular, a partir da edição 2020, incluindo a redução do número de dias e a divisão de conteúdos conforme a carreira escolhida pelo candidato. De acordo com o coordenador executivo da comissão organizadora do exame (Comvest), José Alves Freitas Neto, o objetivo é alcançar uma seleção mais qualificada e moderna.

O processo até a edição deste ano foi dividido em três dias e todos os estudantes classificados para esta etapa, independente do curso de graduação pretendido, respondem às mesmas questões.

A proposta a ser votada pela Câmara Deliberativa do Vestibular sugere diminuição para dois dias, divididos da seguinte maneira: um para questões interdisciplinares e o outro "específico", direcionado de acordo com a área escolhida pelo candidato: exatas, biológicas/saúde ou humanas.

"Permitirá uma disputa que valorize os conhecimentos dos estudantes em suas áreas de atuação e, dessa forma, esperando melhor dispersão de notas. A prova poderá tornar-se mais exigente por ser direcionada a públicos específicos", explica Freitas Neto ao mencionar que a Unicamp é o único vestibular que cobrou, até 2019, o mesmo conteúdo de todos os estudantes classificados.

O coordenador executivo da Comvest, José Alves de Freitas Neto — Foto: Alex MatosO coordenador executivo da Comvest, José Alves de Freitas Neto — Foto: Alex Matos

O coordenador executivo da Comvest, José Alves de Freitas Neto — Foto: Alex Matos

Redação, tempo e 1ª fase

De acordo com ele, a proposta em discussão prevê continuidade da redação na segunda fase e cada prova passaria a ter duração máxima de cinco horas. Além disso, o professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) salienta que a primeira etapa será mantida no formato atual, com exigência de conhecimentos gerais em todas as disciplinas ministradas no ensino médio.

"Proposta de aproximar o vestibular da Unicamp à realidade escolar dos alunos. Visão geral das questões sociais, culturais, artísticas e científicas, e desempenho mais preciso nas grandes áreas de conhecimento", diz o coordenador.

Definição

De acordo com Freitas Neto, o grupo de trabalho responsável por elaborar a proposta deve realizar novas reuniões sobre o assunto em fevereiro e a expectativa é de que a votação seja feita pela Câmara Deliberativa na terceiro semana de março, quando está marcada uma reunião.

Para o coordenador, o novo formato deve diminuir a "sobrecarga" sobre os candidatos que realizam uma maratona de provas nos primeiros dias do ano. O vestibular 2019 foi aplicado entre os dias 13 e 15 de janeiro, e terminou com abstenção de 14,3%, o maior índice em três anos.

A Comvest destacou que o percentual está dentro das expectativas e frisou que a estatística mais relevante foi ter alcançado recorde de participantes na segunda fase do processo seletivo.

Abstenção na 2ª fase do vestibular da Unicamp
Dados consideram quantidade anual de ausentes nas provas da universidade em %.
131312,312,315,615,611,211,212,312,314,314,3Índice20142015201620172018201910111213141516
Fonte: Comvest

Calendário

  • Provas de habilidades específicas: 21 a 25 de janeiro
  • Divulgação da 1ª chamada: 11 de fevereiro
  • Matrícula não-presencial: 12 de fevereiro
  • Divulgação das notas da 2ª fase e classificação: 14 de fevereiro