Notícia - Apple contrata executivo responsável pelas baterias da Samsung
 Olhar Digital Publicou uma notícia no dia:25/01/19 11:28:07

Apple contrata executivo responsável pelas baterias da Samsung


Imagem:


A Apple decidiu apostar no talento de uma concorrente para expandir suas atividades. A empresa contratou Soonho Ahn para liderar o desenvolvimento interno de baterias, executivo que foi vice-presidente da Samsung SDI, braço da coreana responsável pelo desenvolvimento de vários componentes, incluindo baterias.

Soonho Ahn ocupou o cargo na Samsung SDI desde 2015, liderando o desenvolvimento de baterias de lítio e o desenvolvimento de tecnologias de nova geração para baterias, segundo seu perfil no LinkedIn.

O que torna a contratação interessante é que Soonho Ahn era o executivo de alto escalão na Samsung SDI justamente na época do fiasco do Galaxy Note 7. Na época, começaram a chover relatos de aparelhos que pegaram fogo de forma repentina devido a uma falha na bateria e fez com que a Samsung realizasse um recall mal-sucedido e decidisse descontinuar definitivamente o celular, chegando a liberar atualizações para inutilizar os dispositivos que não haviam sido retornados.

Tudo isso aconteceu em 2016, um ano após Ahn assumir o cargo, embora não se saiba exatamente qual foi o grau de envolvimento do executivo neste processo.

Também é interessante o fato de que a contratação indica que a Apple quer depender cada vez menos de componentes de outras fabricantes para apostar em produção própria. A empresa já está investindo na produção própria de processadores e pode investir em modems próprios também após a empresa se envolver em disputas jurídicas pesadíssimas com a Qualcomm.

Uma boa parte da iniciativa da Apple em produzir componentes próprios é justamente reduzir sua dependência da Samsung. Hoje a empresa de Tim Cook ainda usa as baterias da Samsung SDI e depende das telas da coreana para seus iPhones, mas já está investindo na tecnologia de MicroLED para tentar evitar depender da tecnologia OLED, que é praticamente monopolizada pela rival quando se fala em displays para smartphones.