Notícia - Ipega 9087: Jogue no seu celular como se fosse um Nintendo Switch
 Olhar Digital Publicou uma notícia no dia:29/01/19 11:40:26

Ipega 9087: Jogue no seu celular como se fosse um Nintendo Switch


Imagem:


Ao utilizar o celular para jogos, muitas pessoas ainda não o encaram como uma plataforma séria devido aos controles touch, que são imprecisos e prejudicam alguns movimentos que podem depender de reflexos rápidos. Para contornar esta situação, os controles ou joysticks Bluetooth tem se popularizado e feito grande sucesso para serem utilizados nos smartphones.

Um destes dispositivos é justamente o Ipega 9087, também conhecido por Red Knight Controller, que é um controle retrátil para deixar os celulares com o aspecto de um Nintendo Switch, em que o seu controle pode ser destacado do aparelho a qualquer momento. A seguir, confira as impressões do Olhar Digital sobre o joystick Bluetooth Ipega 9087.

Acabamento

A embalagem do produto não chega a chamar muita atenção, tendo um acabamento simples, entretanto, todos os itens vêm devidamente guardados e sem qualquer risco de chegarem danificados. Inclusive, algo básico, mas importante, o cabo de seu carregador fica em uma caixinha separada, evitando que ele chegue quebrado ou algo do tipo.

Já o item principal que é o controle vem em uma plataforma de plástico na embalagem, que o deixa bem seguro. Além disto, ainda referente a embalagem e extras do produto, o manual dele vem em português, mas possui alguns erros de tradução que não comprometem o seu entendimento.

Reprodução

O controle em si é feito de plástico e, apesar de não ser um material premium, dá uma boa sensação de resistência. Além disto, pelo seu material possuir uma cor fosca e uma superfície um tanto quanto áspera, marcas de dedos dificilmente ficam presentes nele. Por sua vez, o seu suporte retrátil é feito em metal, sendo revestido por outra camada de plástico. Nele, não existem travas para o tamanho do aparelho, sendo que ao encaixar o celular no controle, ele servirá como a trava.

Reprodução

Aliás, não é necessário também se preocupar com o celular preso no controle ficar com alguma marca, pois as bordas do suporte do controle vêm revestidas por borracha. Outro item interessante que o acompanha é uma pulseira, que pode evitar acidentes enquanto ele é usado.

Mais um ponto que chama a atenção neste aparelho, também é a retro iluminação dele. Desta forma, toda vez que o joysctick está ligado, você verá luzes vermelhas nos fundos de botões transparentes, o que lhe dá uma aparência bonita e uma fácil identificação de que ele está em uso funcionando como deveria.

Reprodução

Os botões do controle

O Ipega 9087 segue o mesmo padrão de botões dos controles do Xbox, tendo apenas como diferença os gatilhos que são os clássicos L1, R1, L2 e R2. Os seus botões são bem confortáveis e ligeiramente pequenos, mas não chegam a causar problemas a ponto de apertar algo por engano ou junto. Outro ponto a ser notado neles é que eles não passam aquela sensação de clique ao serem apertados, mas isso é algo que não pode ser considerado um contra, já que varia de acordo com o gosto de seu usuário.

Agora, a parte do joystick que realmente merece ser destacada por ser um ponto positivo são justamente os seus direcionais analógicos. Sendo ligeiramente maiores do que os controles analógicos do PS Vita e do 3DS, porém menores do que de um controle normal, este meio termo apresentado no controle do Ipega permite movimentos suaves nos jogos com toda a precisão que um joystick requer. Além disto, esses direcionais analógicos são clicáveis, ou seja, o Red Knight Controller possui os botões L3 e R3, que podem ser requeridos em alguns jogos. Já a respeito do seu direcional digital, também não há críticas, uma vez que funciona extremamente bem e é bem preciso.

Reprodução

Ainda na questão dos botões, o único ponto realmente negativo fica para os seus gatilhos L2 e R2, que por tentarem transmitir uma sensação de clique com uma falsa profundidade, acabam ficando presos e não retornam a sua posição original. Dependendo da área em que você os aperta este problema até pode ser contornável, mas gera um claro desconforto.

Reprodução

Conectividade e usabilidade

O Ipega 9087, assim como foi dito no começo da análise é um controle conectado via Bluetooth e pode ser utilizado no Windows, Android e alguns outros dispositivos, como no Raspberry. Apesar de ser Bluetooth, é preciso fazer o aviso de que ele não é compatível com o iPhone, ao menos não por meios oficiais, podendo funcionar com apenas com o uso do jailbreak no sistema.

Para fazer o seu pareamento basta segurar junto as teclas “Home + X” até que suas luzes comecem a piscar. Então, o seu nome deverá aparecer como PG-9087, não requerendo nenhum código PIN para finalizar o processo de conexão.

Já no que diz respeito ao seu uso no sistema, o Red Knight Controller pode ser utilizado de duas formas. A primeira é como um gamepad, que é claro, é a sua função principal, sendo que o jogo precisa ter suporte a controles para que o aparelho possa ser utilizado. Em nossos testes foram utilizados os jogos Dead Trigger, Wayward Souls e alguns emuladores, todos eles sem apresentar qualquer tipo de problema.

Agora, outro aviso importante, caso esteja pensando em utilizá-lo para jogos Battle Royale como o Freefire, PUBG ou Fortnite, nenhum deles possui suporte nativo a joysticks. Opções de aplicativos para torná-los compatíveis como o app Octopus podem resultar no banimento de sua conta e por isto ele não é recomendado para este fim.

Mais um ponto importante a ser ressaltado, é que durante a sua utilização, o Ipega 9087 não demonstrou muitos atrasos em tempos de resposta, diferente do que ocorre em muitos joysticks Bluetooth. Desta forma, é possível dizer com segurança que você estará apto a jogar o que quiser no celular sem se preocupar, incluindo jogos de plataformas que exigem precisão e reflexos rápidos.
No segundo método de uso, o controle emula um mouse, sendo indicado apenas para navegação pelo celular. Desta forma, este segundo tipo de conexão não tem qualquer utilidade para quem só está jogando no aparelho.

Conforto

Quando sem nada acoplado a si, o controle do Ipega é bastante leve e seu uso no computador, por exemplo, pode parecer um pouco estranho devido ao pouco espaço presente entre as suas duas extremidades. Já ao conectar um celular, é claro que o cenário muda, mas isto varia de acordo com o aparelho que você utilizará nele.

Isto ocorre porque o peso e tamanho de cada celular pode ser bastante variável e é impossível dizer que ele ficará confortável para todos. Nos testes do Olhar Digital foi utilizado um aparelho Galaxy S7, que ficou bem confortável e não deixou o joystick pesado. A única coisa que ficou um pouco estranho foi a largura final que o conjunto oferecia, mas a qual me acostumei após poucas horas de uso.

Reprodução

Apesar deste relativo conforto, é necessário dizer que o Red Knight Controller não pensou nas pessoas que utilizam os fones P2, uma vez que a entrada de seu celular para ele fica completamente tampada enquanto ele está em uso. Mesmo assim, é preciso dizer que ao menos o joystick não chega a abafar o som que sai dos alto falantes do celular.

Bateria

Como você deve ter notado por esta análise, o uso deste controle é somente via bateria, uma vez que ele não possui nenhum fio ou qualquer outro tipo de entrada para ser conectado. Apesar de ter visto isto inicialmente como um possível contra, felizmente, o Ipega 9087 me surpreendeu oferecendo uma autonomia de aproximadamente 10 horas de uso contínuo.

Já para carregá-lo foi necessário apenas deixa-lo conectado a uma porta USB por aproximadamente uma hora, sendo que a sua conexão é via cabo micro USB.

Preço e disponibilidade

A Ipega ainda não possui uma loja oficial para seus produtos no Brasil, entretanto o Red Knight Controller já é facilmente encontrado em diversas lojas online. O seu preço pode variar de 80 até 130 reais.

Conclusão

O Ipega 9087 é uma das melhores opções de joysticks portáteis para ser carregado de um lugar para o outro e fica claro que o seu foco é na facilidade de uso. Infelizmente, a falta de compatibilidade do produto com o iPhone é sentida, mas é preciso lembrar que isto também ocorre por restrições do sistema da Apple.

Antes de adquiri-lo, também, é necessário ter em mente que não é possível compará-lo com controles Bluetooth que buscam imitar os controles do Xbox ou do PlayStation e possuem uma pegada melhor para um uso mais contínuo.

Mesmo com estes pontos negativos, o Ipega 9087 ainda é um dos poucos controles Bluetooth que consegue aliar um bom preço com um produto de qualidade, que compensa o investimento para quem procura jogar os seus jogos prediletos em qualquer lugar.