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Elas criaram mapa dos negócios de impacto social e ajudam empresários a fazer o bem
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Mariana Fonseca e Lívia Hollerback são as fundadoras do Pipe Social, startup que mapeia o setor de impacto social no Brasil e dá visibilidade a empresários que fazem o bem com seu negócio. Confira um depoimento de Mariana sobre seu projeto:
“A missão da Pipe Social é mapear o setor de impacto no Brasil. Somos uma mistura de IBGE e LinkedIn dos negócios sociais.
Fazemos um levantamento completo dos empreendimentos em todo o país, por setor, faturamento, investimento recebido etc. O primeiro Mapa de Negócios de Impacto foi lançado em 2017; agora, estamos preparando o próximo, para fevereiro de 2019.
Antes de criarmos a plataforma, investidores brasileiros e estrangeiros viviam reclamando que não havia, no Brasil, um pipeline de empreendimentos de impacto social. Quando eu e Lívia pesquisamos mais a fundo, vimos que o problema não era a falta de startups.
Os fundos não enxergavam empresas pequenas, que precisam de quantias em torno de R$ 100 mil. Estavam em busca de negócios maiores, capazes de receber R$ 5 milhões.
A Pipe mudou esse cenário ao dar visibilidade aos microempreendedores sociais. Alguns fundos abriram programas para investir quantias menores e outros se mobilizaram para fazer crowdequity.
Além do mapa de impacto, também fazemos estudos para recortes específicos do mercado, como um sobre oportunidades para pessoas acima de 60 anos. Embora o próximo levantamento não esteja pronto, já dá para ver que o país está avançando. Passamos de uma base de 650 negócios para mais de 2 mil.
Ainda existe uma concentração de empreendimentos no Sul e no Sudeste, mas vemos crescimento em outras regiões, como a Amazônia.”