Notícia - GRANDES DA TECNOLOGIA AMPLIAM OFERTA DE SERVIÇOS NA NUVEM A PEQUENOS E MÉDIOS NEGÓCIOS
 05/02/19 12:47:14

GRANDES DA TECNOLOGIA AMPLIAM OFERTA DE SERVIÇOS NA NUVEM A PEQUENOS E MÉDIOS NEGÓCIOS


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Usar a nuvem para qualquer serviço digital pode ser realidade constante para startups e empresas que já nascem no meio tecnológico. Mas sua compreensão ainda representa um desafio para muitos empreendedores. Isso está começando a mudar conforme grandes empresas de tecnologia, que antes tinham atendimento muito mais focado em clientes corporativos, voltam seus olhos para os pequenos, com produtos e serviços mais acessíveis que usam a computação na nuvem (cloud computing).

Usar a nuvem nos negócios significa utilizar a capacidade tecnológica de um fornecedor para hospedar e utilizar os serviços da sua própria empresa, a qualquer momento e lugar. Por exemplo: em vez de se comprar sistemas de gestão empresarial (ERP) e de gestão com clientes (CRM) de fornecedores que instalam os programas nas máquinas da empresa, o empreendedor pode acessar os serviços em um servidor online.

Oracle é uma das companhias que reformulou sua estratégia para servir pequenos negócios nessa área. Agora, em vez de oferecer os softwares separadamente, a empresa tem uma gama de serviços utilizáveis na nuvem e comercializa créditos para os clientes usarem conforme a necessidade. Inclusive possibilita uma experimentação gratuita de 30 dias em que o cliente recebe US$ 300 (R$ 1,1 mil) em créditos para testar as soluções.

As vantagens prometidas vão desde a fácil integração entre os vários serviços (além de ERP e CRM, desenvolvimento de aplicativos, gestão de suprimentos e criação de bancos de dados são outras possibilidades), que ficam hospedados de forma conjunta, até as atualizações automáticas que exigem, segundo a empresa, muito menos tempo do gestor para cuidar de assuntos tecnológicos.

“A inovação acontece muito mais rápido nesse modelo do que no tradicional, porque a solução tecnológica é atualizada com muito mais frequência, não se precisa comprar novas versões do mesmo produto. E ninguém vai te cobrar para fazer a administração dessa tecnologia. Está tudo dentro do valor da assinatura”, explica Carlos Sarmiento, VP de Oracle Digital para América Latina.

Segundo o executivo, a proporção de pequenos e médios negócios (uma faixa que a empresa considera com faturamento anual de até US$ 200 milhões, ou R$ 731 milhões) entre o total de companhias atendidas pela Oracle na América Latina subiu de menos de 50% para 80% nos últimos cinco anos. No Brasil, que representa 35% das vendas da Oracle para a região, 50% dos clientes estão nessa faixa.

SAP é outra gigante do setor que está de olho nos pequenos e médios. A empresa diz ter 6 mil clientes nesse segmento no Brasil, atendidos por um ecossistema de 400 parceiros – empresas de tecnologia que usam a nuvem da SAP como base de serviços ofertados para os pequenos negócios. O serviço de ERP, por exemplo, tem 700 mil utilizadores no país, de acordo com Mario Tiellet, vice-presidente de general business e canais da SAP Brasil.

computacao em nuvem (Foto: Reprodução)



Além da facilidade de integração entre vários serviços (A SAP também fornece, neste modelo, softwares de gestão de recursos humanos, planejamento financeiro e gastos em viagens, por exemplo), outro benefício destacado é a agilidade em escalar o uso conforme a empresa cresce.

Cuidados a se tomar
Apesar da evolução representada pelos serviços de cloud, usá-los sem alguns cuidados básicos podem trazer problemas para toda a operação de pequenas empresas. Quem faz o alerta é Alberto Albertin, professor e coordenador de Transformação Digital da FGV-EAESP.

“O empreendedor que vai contratar esses serviços precisa saber exatamente o que é, comparar, ter um grau de consciência sobre o que o fornecedor faz. E encontrar um parceiro confiável, pegar opiniões de colegas e fazer um processo de experimentação, antes de adotar de forma permanente”, explica.

Principalmente no caso de negócios que são tradicionalmente mais analógicos, Albertin recomenda que a contratação dessas novas tecnologias não seja feita sem ajuda especializada – por mais que hoje se possa comprar as soluções com poucos cliques. “Uma pequena empresa que está mudando seu modelo de gestão precisa ter apoio de alguém, seja um consultor ou uma pessoa de confiança que entenda a tecnologia. Não pode se tornar dependente dessa pessoa, mas precisa sim ter um apoio especializado”, recomenda.

É bom se atentar também, diz o professor, à capacidade de grandes empresas como as citadas de atender pequenos negócios com a velocidade necessária.

“Grandes e pequenas empresas são ‘bichos’ diferentes, com necessidades e velocidade do negócio distintas. E há desafios em atender segmentos tão diferentes. Se ele começa a descer para pequena e média. Então, o fornecedor vai ter muito mais gente para atender e dar atenção. Aí tem que ver se ele tem estrutura para fazer isso”, detalha.

Ele concorda, contudo, que, se utilizados conforme a demanda do negócio, os serviços de cloud tendem a dinamizar as operações e tornar a gestão da tecnologia mais fácil. “Tecnicamente a nuvem, se for bem escolhida, ajuda a integração dos negócios. Tudo aquilo que você teria que se preocupar em manter, como gestão, faturamento, recursos humanos, você pode ou comprar com um só fornecedor, que faz a manutenção disso.”