Notícia - CHEGA DE BAGUNÇA: 4 PASSOS PARA ORGANIZAR SEU ESCRITÓRIO E TER MAIS PRODUTIVIDADE
 Pequenas Empresas & Grandes Negócio Publicou uma notícia no dia:07/02/19 12:43:07

CHEGA DE BAGUNÇA: 4 PASSOS PARA ORGANIZAR SEU ESCRITÓRIO E TER MAIS PRODUTIVIDADE


Imagem:


Está perdendo muito tempo procurando documentos, papéis e outros objetos no escritório? Tudo parece caótico? É sinal de que seu ambiente de trabalho precisa ser organizado. Ter um espaço limpo e livre de bagunça ajuda a manter o foco no que realmente importa e, com isso, aumenta a produtividade.

A seguir, confira dicas da organizadora de ambientes Marilia Calandrino para colocar seu escritório em ordem. Inspire-se! 

1. Livros


É normal que livros se acumulem em armários, mesas e prateleiras com o passar dos anos. Mas admita para você mesmo: talvez muitos deles já não sejam assim tão úteis no dia a dia de sua profissão. É bem provável que você não os consulte há meses ou anos. Portanto, abra mão.

Marilia Calandrino Antunes (Foto: Divulgação)

Para começar a organização, coloque todos os livros em cima de uma mesa e, segurando um a um nas mãos, pense se ele é realmente necessário em seu ambiente de trabalho. Se não for, descarte ou doe. Fique apenas com os essenciais. 

2. Papéis

É inevitável: papéis costumam estar por toda a parte, na forma de contas, contratos, correspondências, lembretes… Como lidar com eles? A dica é dividi-los em três categorias:

- Os que são muito importantes e sempre serão necessários para a empresa: organize-os em pastas e arquive.
- Os que são importantes mas temporários: agrupe os que podem ser descartados após determinada data. 
- Os que são “pendências” comuns do dia a dia: deixe-os juntos e, conforme for resolvendo as questões que os envolve, descarte-os.

3. Materiais diversos de escritório

Todo escritório tem materiais básicos como folhas sulfite, canetas, marcadores de texto, lápis, borracha, corretivo, grampeador, furador... Elimine os excessos que não são usados e fique com o mínimo possível, isto é, somente aquilo que for mesmo necessário. Para ajudar na organização, utilize caixinhas de tamanhos variados dentro das gavetas como se fossem divisórias e disponha os itens de acordo com tamanho e tipo.

Marilia Calandrino  (Foto: Divulgação)

Não se esqueça de incluir na arrumação os objetos e materiais específicos de sua profissão. Descarte ou doe o que já não faz sentido para seu negócio e mantenha apenas o que é usado sempre. Isso abre espaço para novidades e ajuda a manter tudo no lugar.

4. Só trabalho

Se seu escritório fica em sua própria casa – o famoso home office – a principal dica é que o espaço seja totalmente dedicado ao trabalho, por menor que seja. Isso significa que você deve deixar a área (seja apenas uma mesa, um quarto ou um pedacinho da sala) reservada só para materiais e assuntos profissionais, sem misturar com as coisas de casa. Pode parecer difícil, mas é muito importante.