Notícia - ELE FATURA R$ 30 MILHÕES COM REDE DE RESTAURANTES INSPIRADA EM MODELO NORTE-AMERICANO
 Pequenas Empresas & Grandes Negócio Publicou uma notícia no dia:21/02/19 19:02:46

ELE FATURA R$ 30 MILHÕES COM REDE DE RESTAURANTES INSPIRADA EM MODELO NORTE-AMERICANO


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Com 43 anos de atividade e sete estabelecimentos espalhados por Curitiba e região metropolitana de São Paulo, a rede de restaurantes Kharina anunciou um plano de expansão para 2019. A expectativa da empresa é realizar até 12 inaugurações, abrangendo até cinco estados – e uma unidade já confirmada, na capital paulista.

A marca foi fundada em 1975 pelo curitibano e até então vendedor de carros Rachid Cury Filho, com a premissa de seguir um modelo similar ao das lanchonetes norte-americanas, presentes nos filmes que costumava assistir.

O restaurante inicialmente funcionava no estilo drive-in, sendo o primeiro estabelecimento a vender milk-shakes em Curitiba, segundo empresário.

Apesar do sucesso e da consequente mudança no modelo de negócios, não houve grandes mudanças no cardápio, que até hoje segue o estilo original, com sanduíches e bebidas inspiradas nos restaurantes dos Estados Unidos.

“Sempre acreditei que atendimento e qualidade dos alimentos são o nosso carro-chefe, e foi assim que conquistamos Curitiba. Assim pretendemos conquistar o paladar de novos clientes em todo o Brasil", diz o empresário.

Plano de expansão
O responsável pela formulação do plano de expansão foi o filho do fundador da empresa, Rachid Cury Neto.

Neto cresceu dentro da empresa. Seu pai, que trabalhou por 30 anos diretamente nas operações do restaurante, sempre deixou a escolha de carreira livre para seus filhos.

“Meu pai sempre empolgou a gente no negócio, mas também deixou escolhermos o que a gente queria fazer na vida, sem ser necessariamente no restaurante“, diz.

Restaurante Kharina conta até hoje com pratos inspirados na cultura norte-americana dos anos 70. (Foto: Divulgação)


Entretanto, sua ambição estava nos negócios da família. Após se formar em administração, publicidade e gastronomia, Rachid Neto assumiu o posto de diretor de operações na companhia em 2012.

Segundo ele, a presença em São Paulo veio depois de muito planejamento e estudos, feitos principalmente com duas unidades testes em Campinas (SP) e São Bernardo (SP).

Para o executivo, a concorrência na capital paulistana não permitirá erros. "Inauguramos essas unidades para fazer um teste de aceitação do público paulistano com a marca e acertar a parte logística. Foi muito bacana para nós porque essas cidades têm um público muito diferente do nosso, em Curitiba.”

A nova unidade estará localizada em um shopping da capital, e tem previsão de ser inaugurada em abril. 

Mudanças na empresa 
Os novos negócios vêm acompanhados de uma reformulação na estrutura da empresa, com a verticalização de setores chave, como o de recursos humanos, em um processo que vem se desenrolando nos últimos três anos.

A Rede Kharina também conta com um novo centro de distribuição, no interior do estado, inaugurado com o propósito de auxiliar na logística de abastecimento das lojas.

“Se fôssemos mandar as carnes de Curitiba, nós teríamos que congelar – e não trabalhamos com congelados, prezamos muito pela qualidade”, diz Neto. A aposta em produtos frescos é um diferencial, segundo o diretor de operações.

Outro ponto em que a marca vem apostando é o comprometimento com a sustentabilidade. A Kharina conta com os selos Green Kitchen e Echo Lixo Útil, que atestam os esforços na diminuição do seu impacto ambiental.

“A gente entende que toda empresa – principalmente no setor de alimentação – tem que estar comprometida com a sociedade de alguma forma. A marca precisa ter algum retorno social para o país.”

A Rede Kharina já conta com uma série de lojas, espalhadas por Curitiba (PR) e região metropolitana de São Paulo (Foto: Divulgação)

Investimento
A expectativa é que as inaugurações de 2019 venham acompanhadas de um investimento de R$ 40 milhões, gerando até 2 mil empregos.

Fora a unidade de São Paulo, os outros empreendimentos ainda estão em fase de negociação e devem abranger os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Em 2018, a rede fechou com faturamento de R$ 30 milhões. Com a expansão, Rachid Cury Neto espera alcançar a marca de R$ 200 milhões até 2022.