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EXCLUSIVO: "CHEGUEI ONDE ESTOU GRAÇAS AO MEU ESPÍRITO EMPREENDEDOR”, DIZ MARIE KONDO
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Arrumação. A palavra que arrepia muitas pessoas é a razão de vida da empreendedora japonesa Marie Kondo. Famosa por ter criado seu próprio método de organização de ambientes, ela se tornou especialmente conhecida após lançar livros sobre o assunto. Recentemente, a Netflix estreou uma série de programas em que Marie apresenta os benefícios da arrumação a pessoas comuns e aplica seus conceitos em casas reais.
Mas todo esse sucesso não foi repentino. Marie estuda o tema desde a adolescência e começou a trabalhar na área ainda muito nova, aos 19 anos. De lá para cá, seu livro figurou como best seller do New York Times, com milhões de cópias vendidas em todo o mundo, e ela foi eleita uma das cem pessoas mais influentes de acordo com a revista Time.
Hoje, aos 34 anos, à frente da KonMari Media, Inc., empresa que emprega dez funcionários, ela planeja continuar crescendo em diferentes frentes de negócio. Há, inclusive, um novo livro à caminho.
A seguir, confira a íntegra da entrevista exclusiva que Marie Kondo concedeu à Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Quando você começou sua carreira como organizadora de ambientes aos 19 anos, imaginou que chegaria a ter toda a fama e o sucesso que a acompanham hoje?
O que está acontecendo agora não é algo que eu imaginei desde o começo. Eu sempre amei arrumação, mas eu cheguei ao lugar onde estou hoje devido à minha natureza curiosa e espírito empreendedor. Eu sempre me esforço para atender as necessidades que estão à minha frente!
Quando eu tinha 19 anos, comecei a trabalhar como consultora de arrumação como hobby, com meus amigos. Meus serviços se espalharam pelo boca a boca e, gradualmente, isso se tornou minha profissão. Eu publiquei meu primeiro livro em resposta à grande demanda por meus serviços – na época, minha lista de espera durava seis meses! Toda a minha carreira foi moldada por atender às necessidades que vejo na minha frente.
Onde e como você conseguiu o know-how para organizar as casas das pessoas? De onde você tirou a inspiração?
Eu tenho interesse em arrumação desde que eu tinha 5 anos de idade, e comecei a pesquisar seriamente o assunto aos 15 anos. Há muito interesse nesse tema no Japão, com seções inteiras dedicadas a isso em livrarias, então eu passei horas mergulhada completamente em cada livro em que conseguia colocar minhas mãos. Minha abordagem de arrumação sempre foi focada no que eu deveria descartar. Fiquei com a impressão de que arrumar era possuir menos itens.
Até que, um dia, de tanto remover meus pertences para manter a ordem, meu estresse chegou a um ponto em que tive um colapso nervoso e desmaiei. Foi através desta experiência que descobri algo fundamental: para o método KonMari, a arrumação deve ser focada no que você quer manter, não no que você quer se desfazer. Eu continuei atuando como organizadora durante a universidade e, pouco a pouco, por tentativa e erro, aperfeiçoei minha metodologia. O método KonMari é o ápice da minha pesquisa, testes e ajustes.
Você já trabalhou em outras empresas antes ou se dedicou apenas ao seu negócio desde os 19 anos?
Comecei a trabalhar como consultora de arrumação aos 19 anos, mas nunca pensei que isso seria minha carreira. Depois da faculdade, trabalhei em vendas em uma empresa de recursos humanos por dois anos. Enquanto trabalhava para essa empresa, continuei meu trabalho de organizadora paralelamente, até que a demanda por meus serviços inspirou a me dedicar em tempo integral ao negócio.
Como costumava ser a sua rotina profissional antes da publicação dos livros?
Quando trabalhava na empresa de recursos humanos, eu dava aulas de organização das 7h às 9h de segunda-feira a sexta-feira e, depois, ia para o trabalho. Eu também dava aulas aos finais de semana. Quando passei a me dedicar à arrumação em tempo integral, meus dias ficaram cheios de visitas aos clientes e, muitas vezes, organizava seminários aos finais de semana.
Quando você fundou a empresa KonMari Media? Quantos funcionários você tem hoje em dia?
A KonMari Media, Inc. foi fundada em junho de 2016. Nós temos atualmente dez funcionários, mas estamos crescendo.
Qual era o tamanho do seu negócio quando você publicou o seu primeiro livro?
Eu tinha 26 anos quando publiquei meu primeiro livro. Era dona de um pequeno negócio de consultoria de organização e tinha uma assistente.
Como você teve a ideia de escrever seu primeiro livro? Como foi a busca por uma editora que o publicasse?
Meu primeiro livro é o resumo de todas as lições que eu havia aprendido até aquele momento. Havia uma lista de espera de seis meses para meus serviços, o que me deu a ideia de escrever o livro. Achei que seria a maneira mais eficiente de ajudar mais pessoas a arrumar as coisas. Eu havia participado de um seminário de publicação seis meses antes de publicar meu primeiro livro. No último dia do seminário, participei de uma oportunidade para lançar uma ideia de livro e fui selecionado como finalista. Foi assim que me conectei com meu editor.
Como foi a decisão do seu marido de deixar o emprego dele e se juntar à sua empresa?
Meu marido e eu fomos amigos por muito tempo antes de começarmos a namorar, e eu conversava com ele sobre todos os aspectos do meu negócio. Ele realmente entendeu minha missão de ajudar mais pessoas a arrumar, porque isso pode ser uma experiência transformadora.
Ele trabalhava como consultor para uma empresa de recursos humanos, mas, depois que publiquei meu primeiro livro, a demanda por meus serviços (particularmente no exterior) aumentou drasticamente, e ficou evidente que eu precisava de apoio adicional. Tomamos juntos a decisão de que ele deixaria sua carreira em recursos humanos para se tornar CEO da minha empresa.
A decisão de se mudar para a Califórnia foi tomada com base no seu negócio?
Quando publiquei meus livros, passei a gastar cerca de seis meses por ano trabalhando no exterior. Eu decidi me mudar para a Califórnia com base nessa demanda internacional por meus serviços, particularmente nos Estados Unidos. Também é um local conveniente para eu ir e voltar do Japão.
Quantos consultores certificados por você existem no mundo hoje em dia?
São mais de 300 consultores certificados no método KonMari, de mais de 30 países.
Quais são os planos para o futuro do seu negócio?
O meu objetivo pessoal e a missão da minha empresa é ajudar a organizar a casa e trazer alegria à vida – e estamos trabalhando de várias maneiras para ajudar as pessoas e cumpri-la.
Sou co-autora de um novo livro, "Joy at Work" [“Alegria no trabalho”, em tradução livre], que será publicado em 2020. É sobre como trazer mais alegria ao escritório e à carreira.