Notícia - Por que não é uma boa fazer o teste 'Como você seria como cachorro' no Facebook
 Olhar Digital Publicou uma notícia no dia:01/03/19 10:51:31

Por que não é uma boa fazer o teste 'Como você seria como cachorro' no Facebook


Imagem:


De tempos em tempos, o feed do Facebook é tomado por testes. Há alguns anos, foi uma brincadeira que usava inteligência artificial para descobrir como seria sua aparência se você fosse do sexo oposto; agora, é a vez de um teste que mostra como você seria se fosse um cachorro, fazendo a comparação do seu rosto com um cão. A recomendação continua sendo: não faça esse tipo de teste.

O aplicativo usado para este teste é o OMG, que funciona vinculado à sua conta do Facebook, o que nós já sabemos que pode ser um problema com o caso da Cambridge Analytica, que coletou informações de milhões de pessoas para usar em campanha política, o que não é exatamente o tipo de coisa que você espera quando resolve fazer um teste inocente que mostra como você seria se fosse um cachorro.

A empresa responsável pelo teste é a Supergene, um estúdio de jogos das Filipinas, especializado em conteúdo “sharebait”, que são justamente estes testes de Facebook que atraem muita atenção e atraem seus amigos a tentarem o mesmo. Uma olhadinha no site dela mostra que a companhia até tem uma política de privacidade interessante, com a promessa de não armazenar informações pessoais dos usuários. A questão é que ainda assim, é difícil confiar neste tipo de aplicativo grátis, que precisa fazer dinheiro de algum lugar.

A política de privacidade da Supergene afirma que não armazena fotos e nome de usuários em nenhuma situação, nem vende essas informações para anunciantes ou quaisquer outras empresas. Da mesma forma, a empresa diz que o nome e a foto dos usuários é usada exclusivamente para “criar experiências personalizadas como imagens de compartilhamento personalizadas”, como, por exemplo, a imagem que compara seu rosto com o de um cachorro com o seu nome.

É, na verdade, uma das políticas de privacidade que mais parece respeitar o usuário, ao contrário do que encontramos quando analisamos o teste da aparência como sexo oposto, quando a política de privacidade afirmava claramente que suas fotos eram armazenadas e poderiam até ser usada em material promocional da empresa.

O aplicativo para o Facebook diz que são coletadas apenas nome, foto de perfil (que não seriam permanentemente armazenadas, segundo a Supergene), seu gênero, suas conexões (para saber quem dos seus amigos jogam os jogos do OMG), o idioma do seu perfil e seu fuso horário. Ainda assim, isso exige confiança. A empresa faz promessas interessantes, mas cabe a você confiar ou não que ela está cumprindo e não vai usar suas informações de uma maneira indevida.

E aí fica a questão: vale a pena saber que sua foto está sendo vendida por aí em nome de ver qual cachorro parece com você? Para ser bem honesto, eu fiz o teste, e o cão nem mesmo tinha nada a ver comigo. Eu preferia não ter feito.

Se você fez e se arrependeu, você pode revogar o acesso da empresa aos seus dados acessando este link para as configurações de privacidade do Facebook. Vale notar, que os joguinhos do OMG também ficarão inacessíveis.