Notícia - O que é robótica e por que você precisa se importar?
 26/04/19 10:34:27

O que é robótica e por que você precisa se importar?


Imagem:


Se você é um jovem antenado em relação às novidades do mercado, já deve ter reparado que cada vez mais tecnologias são introduzidas em diversos ramos de atuação. Seja para montar carros, seja para realizar cirurgias médicas e fazer diagnósticos, as máquinas já realizam várias funções em nossa sociedade.

Alguns filmes de ficção científica até mostram cenários obscuros em que os robôs escravizaram os seres humanos, não é mesmo? Quando olhamos para a realidade, percebemos que máquinas e homens devem trabalhar lado a lado, visando ao aumento da qualidade de vida de todos.

Com o passar dos anos, a robótica ganhou cada vez mais importância no mercado de trabalho. Por isso, é fundamental conhecê-la e estar preparado para o que o futuro nos aguarda. Este post vai ajudá-lo a entender o que é robótica e quais as características dessa importante área de atuação. Tenha atenção em sua leitura e aproveite esse conhecimento.

O que é robótica?

De uma forma bem simples, a robótica é uma área de estudo que desenvolve tecnologias que englobam computadores, sistemas, softwares e robôs. Ela utiliza circuitos integrados para controlar partes mecânicas e automáticas.

Esse termo surgiu no início do século XX, mas apenas em 1950 é que ele foi popularizado. Isso aconteceu porque Isaac Asimov — um grande escritor de ficção científica — lançou o livro “Eu, Robô” e trouxe à tona diversas discussões sobre os relacionamentos entre homens e máquinas.

Desde a Primeira Revolução Industrial, os robôs e outros equipamentos são utilizados para aumentar a produtividade de empresa. Assim, os robôs industriais tiveram as suas primeiras aplicações. Após isso, as transformações não pararam e, hoje em dia, essas tecnologias seguem aprimorando a qualidade de inúmeros produtos.

Quais são as tendências dessa área?

Indústrias

O ambiente de trabalho em fábricas e galpões oferece diversos riscos para a saúde humana. Qualquer descuido ou escorregão de um profissional pode causar acidentes, paralisações da linha de produção ou, em casos mais extremos, a perda de vidas humanas.

Lembre-se ainda de que muitas atividades são extremamente repetitivas. Caso um operador humano seja utilizado para realizá-la, há grandes chances de ele ficar estressado e desconfortável.

Dessa forma, é essencial aplicar práticas que aumentam a segurança de todos, e a robótica é uma delas. O uso de máquinas e robôs possibilitou a criação de processos mais rápidos e eficientes. Com isso, os robôs são programados para trabalharem por períodos maiores, sem que a qualidade da produção seja colocada em risco.

Medicina

A cirurgia robótica já é realidade em vários hospitais do mundo. Diversas patologias são tratadas com métodos que causam menos dores e traumas aos pacientes graças ao uso de robôs e sistemas de automação. Isso acontece porque os procedimentos são mais precisos e não contam com a possibilidade de falhas humanas.

Automação residencial

Você já imaginou controlar todos os dispositivos de uma residência em seu aparelho celular? Pois saiba que a automação residencial torna esse sonho uma realidade e vem ganhando muito espaço no mercado atual.

Com o desenvolvimento de novas técnicas, é possível criar sistemas integrados que controlam, por exemplo, as lâmpadas dos cômodos, os equipamentos eletrônicos e os sistemas de irrigação do jardim.

O projeto de uma casa moderna exige profissionais capacitados que saibam utilizar a criatividade para criar um ambiente sustentável e agradável com o uso de novas tecnologias. Além do mais, ainda é possível fomentar a acessibilidade e tornar uma residência inclusiva para qualquer tipo de pessoa.

O planejamento multidisciplinar de um projeto exige a presença de uma pessoa antenada com a robótica e outras questões da automação residencial.

Quais cursos podem ser feitos?

Muito se discute sobre o uso de robôs em nossa sociedade. Algumas pessoas acreditam que eles são prejudiciais, pois, em tese, substituem o homem e acabam com várias oportunidades de emprego. Essa ideia pode até estar correta em um primeiro momento. Mas há um grande equívoco nessa análise.

Essas tecnologias surgem a partir de estudos e pesquisas realizadas por seres humanos. Como o mercado vem aceitando cada vez mais robôs e sistemas automatizados, devemos formar profissionais capacitados e preparados para superar esses desafios.

Consequentemente, existe uma grande demanda por trabalhadores especializados em robótica e outros ramos de tecnologia. Essas novas vagas, na maioria dos casos, oferecem melhor remuneração financeira e aumentam a qualidade de vida de todos.

Portanto, realizar um curso superior é um critério primordial para quem deseja ter sucesso em sua carreira. Abaixo, mostramos alguns de seus principais exemplos.

Engenharia biomédica

Apesar de ser um curso novo em nosso país, a engenharia biomédica oferece boas oportunidades de crescimento. Como já foi dito, os hospitais já estão utilizando novas tecnologias e precisam de profissionais capacitados para monitorarem e desenvolverem máquinas que auxiliam o trabalho de médicos e enfermeiros.

Além disso, é possível atuar em indústrias para planejar novos produtos, equipamentos e metodologias de trabalho.

Engenharia elétrica

Os circuitos elétricos garantem o funcionamento de sistemas, softwares, equipamentos e robôs. Por causa disso, a engenharia elétrica é outra área a ser escolhida por quem deseja trabalhar com novas tecnologias.

Além de cursos, as disciplinas tradicionais do curso de engenharia — como física e cálculo — aprofundam o conhecimento nas áreas de circuitos elétricos, do eletromagnetismo e da eletrônica digital.

Engenharia de controle e automação

Um engenheiro de controle e automação é responsável pela criação de sistemas automatizados. Esse curso surgiu devido à enorme demanda por profissionais multidisciplinares e que pudessem trabalhar com os conceitos básicos da engenharia e novas tecnologias. Eles podem atuar em diversos setores, como metalurgia, mineração, automobilismo e saúde.

Escolher uma carreira não é uma tarefa fácil. Como existem várias opções, é normal ficar com dúvidas e incertezas nessas horas. Porém, você deve analisar as oportunidades do mercado e ver qual delas mais se encaixa em seu perfil.

A robótica é um dos ramos tecnológicos que mais crescem no mundo. Ela pode oferecer os conhecimentos dos quais você precisa para alcançar uma carreira de sucesso.