03/06/19 10:07:39
Como Fazer Sukiyaki
Imagem:
O Sukiyaki é uma boa forma de aproveitar as verduras e legumes que estão na geladeira antes que estraguem. Praticamente todos os vegetais podem ser aproveitados nesta receita, como repolho, acelga, couve-flor, shinkiku, moyashi, agrião, alho poró, hourenso (espinafre japonês), cenoura, entre outros.
É uma receita prática e fácil de preparar. Confira uma sugestão de receita que serve 10 porções:
Ingredientes (carne):
500 g de alcatra fatiada em bifes finos e cortada em tiras finas
1 gengibre ralado
1/2 cebola ralada
5 colheres de shoyu
Ingredientes (Verduras e legumes):
São apenas sugestões, pois você pode usar os que tem na geladeira:
Acelga fatiada em tiras
Pimentão verde, amarelo e vermelho em cortado em tiras
Cenoura cortada em tiras
Couve-flor a gosto
Brócolis a gosto
Espinafre em tiras
Alho poró em rodelas
Cebola em cubos
Ingredientes opcionais:
Cogumelo shitake, shimeji ou champignon a gosto
Macarrão de udon a gosto (Dizem que com miojo também dá certo)
Tofu cortado em cubos
Moyashi à gosto
Ingredientes (molho):
300 ml de água
1/2 copo de shoyu
1/2 copo de saquê
4 colheres de sopa de vinagre
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de óleo de gergelim
Modo de fazer:
Primeiramente, tempere a carne com a cebola e o gengibre ralado e o Shoyu. Deixe por cerca de 1 hora para pegar o tempero. Em uma frigideira grande, de bordas altas, tipo caçarola, coloque um pouco de margarina ou óleo de gergelim. Coloque as carnes em tiras para fritar até que fiquem bem douradas.
Deixe em fogo baixo e vá colocando os demais ingredientes, temperando tudo com shoyu (molho de soja), açúcar, sake mirin e glutamato monossódico. Deixe refogar por alguns minutos. Ingredientes como couve-flor, brócolis, tofu e macarrão de Udon, deve ser colocados por último, para evitar que fiquem cozidos além do ponto.
Na hora de se servir, você pode quebrar um ovo dentro da tigela em que vai comer o sukiyaki, e depois colocar o ensopado por cima. O ovo meio que cozinhará com o calor do caldo. Outros preferem quebrar o ovo em cima do ensopado. Vai da preferência de cada um. Se não gosta, não há necessidade de colocar.
Conforme os ingredientes vão acabando, você pode ir acrescentando mais ao caldo na panela (sempre em fogo baixo). É um prato que deve ser consumido sem pressa por toda família, para que cada ingrediente seja saboreado com prazer.