Notícia - Brechós atendem às mudanças do mundo da moda
 SEBRAE Publicou uma notícia no dia:17/07/19 16:25:04

Brechós atendem às mudanças do mundo da moda


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    As constantes mudanças do mundo da moda e o resgate de tendências são alguns dos motivos que fazem do brechó um empreendimento atrativo para lojistas e consumidores. Além disso, esse tipo de estabelecimento pode atrair um público diversificado, entre jovens, adultos e idosos, atendendo a todas as classes sociais, com interesses que variam desde a procura por marcas famosas até a economia na aquisição de produtos.

    Trata-se de uma loja de artigos usados, principalmente roupas, calçados e artigos como bolsas, bijuterias e até mesmo objetos de arte. São populares na Europa e nos Estados Unidos, mas já estão conquistando o seu mercado no Brasil, uma vez que o cliente tem acesso a artigos únicos e a preços acessíveis.

Compras em brechó possibilitam economia que vai até 80% em relação às lojas tradicionais.

    Nesse tipo de empreendimento, o lojista pode reunir uma variedade de itens para atender a um público misto ou mesmo segmentar o negócio, voltando-se a um consumidor específico, como brechós exclusivos para público infantil, masculinos, femininos,roupas e acessórios para produções teatrais, TV e cinema, mercado de luxo e moda vintage.

    Por opção do empreendedor, também há espaço para especializar-se em determinados segmentos do mercado, como roupas e acessórios para produções teatrais, TV e cinema, lojas voltadas para marcas famosas e até roupas de uma determinada época, como a moda hippie.


Mercadoria

O estoque de mercadorias irá definir o sucesso de um brechó. Uma forma de minimizar o risco do negócio é oferecer uma ampla variedade de produtos: peças de décadas passadas e peças modernas, roupas simples e de marca, peças nacionais e importadas.

Com o tempo, será possível identificar as preferências dos consumidores e investir nas mercadorias com mais procura.

Especificamente nesse tipo de negócio, um fornecedor é um potencial cliente e vice-versa. Portanto, deve-se intensificar ao máximo o contato com fornecedores e clientes.

A oferta de novidades é a principal fonte de atração de clientes. Além da renovação do estoque, o empreendedor pode aumentar a oferta de produtos por meio do lançamento de novas linhas de venda.

Confira outros cuidados que o lojista deve ter para garantir o sucesso do empreendimento:

  • O valor médio dos artigos comercializados é baixo, por isso deve existir um ponto de equilíbrio em relação ao volume de vendas.
  • Peças com defeitos graves, sujas, rasgadas ou manchadas não são mais admitidas pelos clientes, cada vez mais exigentes e detalhistas.
  • Os produtos adquiridos precisam ter qualidade e durabilidade, além da necessidade de serem lavados, dobrados e organizados antes de disponibilizados para revenda.
  • Tenha uma loja organizada e limpa, e lembre-se que uma boa decoração e ambientação são importantes para qualquer tipo de empreendimento.


Estrutura da Loja

Localização e estrutura adequadas são alguns dos itens que o lojista deve estar atento na hora de abrir seu brechó. A estrutura mínima para esse tipo de estabelecimento deve contar, preferencialmente, com uma área de 50m², para a exposição de aproximadamente dois mil artigos.

A fachada da loja cumpre um importante papel para atrair potenciais clientes e transmitir os conceitos do ambiente, com uma vitrine que convide o passante a entrar.

Os ambientes devem ser divididos em área para exposição de mercadorias, recepção, provadores, banheiro e oficina para pequenos reparos.

Já os artigos devem estar expostos de maneira fácil e atraente. As peças podem ser organizadas por tipo de peça, por cores ou por tipo de mercadoria (roupas masculinas, femininas, infantis, calçados, bolsas e acessórios pessoais).

Localização – Como em qualquer negócio, a localização da loja é um dos fatores que vão influir no sucesso do empreendimento. Deve-se considerar prioritariamente a densidade populacional, o perfil dos consumidores locais, a concorrência, os fatores de acesso e locomoção, a visibilidade, a proximidade com fornecedores, a segurança e a limpeza do local.

Veja algumas sugestões para escolher o melhor local para a loja:

  • Observe se o ponto é de fácil acesso, possui estacionamento para veículos, local para carga e descarga de mercadorias e conta com serviços de transporte coletivo nas redondezas.
  • Veja se o imóvel atende às necessidades operacionais (capacidade de instalação do negócio, possibilidade de expansão, características da vizinhança e disponibilidade dos serviços de água, luz, esgoto, telefone e internet).
  • Consultar a prefeitura local sobre a possibilidade de instalação desse tipo de negócio na região escolhida.
  • Verificar se o local está livre do risco de inundações ou próximo a zonas de perigo.