Notícia - Oito mitos e verdades sobre a Internet por fibra óptica
 UpInternet Publicou uma notícia no dia:07/08/19 14:38:59

Oito mitos e verdades sobre a Internet por fibra óptica


Imagem:


Graças à fibra óptica, a Internet em alta velocidade ganha cada vez mais espaço desde a última década. Com isso, podem surgir perguntas em relação à tecnologia: será que os cabos de fibra óptica são mesmo mais rápidos do que o cabeamento de cobre?

A solução é mais cara? Mais segura? Não é possível hackear instalações de fibra óptica? Tire essas e outras dúvidas na lista seguir. Descubra oito mitos e verdades sobre a tecnologia.


1. Cabos de fibra óptica são mais caros?

MITO. Quando a tecnologia começou a se popularizar, os fios ópticos eram mesmo mais caros que os cabos de cobre comuns. Porém, com o aumento da demanda, os custos caíram e hoje um circuito de fibra óptica pode até sair mais barato. Além disso, o uso de luz para transmitir sinais, no lugar da eletricidade, reduz, é claro, o uso de energia elétrica. Com maior durabilidade, a necessidade de manutenção é também menor. Assim, os gastos a longo prazo compensam, de qualquer forma.

2. A fibra óptica é mais segura e eficiente?

VERDADE. Cabos de fibra óptica são uma alternativa muito mais segura que os de cobre. Por usarem luz e não eletricidade, há menos risco de incêndio e interferências. Eles não superaquecem e não são afetados pela chuva, o vento ou outros fatores ambientais. São também mais eficientes, permitindo que os sinais viajem mais com menos degradação dos fios. Enfim, o resultado é uma conexão bem mais estável.

3. A instalação é mais complicada?

MITO. Outra ideia que permanece desde o início da comercialização da fibra óptica. Naquela época, o processo de instalação das terminações e conectores era, de fato, mais difícil. Atualmente, no entanto, a tecnologia não apenas avançou como se popularizou, então os técnicos já estão mais confortáveis com ela. Além disso, por serem menores e mais leves, os cabos de fibra óptica são melhores para manipular e transportar.

4. O uso de fibra óptica é ambientalmente mais correto?

VERDADE. Voltamos aqui à questão da energia. A quantidade de energia elétrica necessária para enviar um feixe de luz através de quilômetros de cabos é normalmente dezenas de vezes menor do que para mandar um sinal elétrico. Um consumo energético mais baixo significa menos emissões de carbono. O meio ambiente agradece.

5. Não é possível hackear instalações de fibra óptica?

MITO. A fibra é sim mais segura, como já foi mencionado. Inclusive em termos de privacidade, pois é mais fácil e barato interceptar um cabeamento elétrico do que um de fibra óptica. Os fios de cobre podem até vazar sinais eletromagnéticos, dando acesso aos dados transmitidos a terceiros. Isso não ocorre no caso da fibra óptica, já que a luz não tem como sair da fiação. No entanto, alguém mal-intencionado é capaz de hackear informações transmitidas pela fibra – só vai precisar de contato físico com os cabos.

6. Internet por fibra óptica é mais rápida?

VERDADE. Esta tecnologia ainda é a forma mais veloz de levar internet para empresas e residências. Na verdade, na maioria dos casos, os sinais não são transmitidos em velocidade maior por fibra óptica. O que acontece é que a capacidade de transmissão de dados, a “largura da banda”, é muito maior. Em média, 10 a 80 Gigabits por segundo em um único canal, mas o recorde atual é de 15,5 Terabits por segundo. Assim, as informações realmente chegam mais rápido do que em uma conexão via cabos de cobre, por exemplo.

7. Cabos de fibra óptica são mais frágeis porque são de vidro?

MITO. O fato é que eles são mais duráveis e menos vulneráveis a danos. O vidro da fibra óptica é feito de silica ultrapura, um material extremamente forte, capaz de aguentar temperaturas e pressões enormes. Ele tem uma resistência à tração de mais de 42 toneladas por centímetro quadrado – bem mais forte do que os fios comuns. Além disso, o cabeamento é altamente protegido, reforçado com fios de aramida ou fibra de vidro e envolvido por materiais como Kevlar, que é cinco vezes mais resistente do que o aço.

8. A fibra óptica é binária?

VERDADE. Os sistemas de fibra ótica não interferem entre si e não existe uma carga residual de luz, portanto, a fibra ótica é o meio perfeito para a troca de dados digitais. Como eles são naturalmente binários, "ligar" ou "desligar" funciona muito melhor do que a transmissão de sinais baseada em entradas elétricas. Um pulso significa um e nenhum pulso significa zero: assim os dados são transmitidos.


Fonte: https://www.techtudo.com.br/listas/2018/05/oito-mitos-e-verdades-sobre-a-internet-por-fibra-optica.ghtml