11/03/21 13:02:03
Goleada em estreia na Libertadores anima Grêmio a virar página do vice na Copa do Brasil
Imagem:
A diferença de qualidade, investimento e até vida gritou no placar. O 6 a 1 do Grêmio sobre o Ayacucho, do Peru, na quarta-feira, pela segunda fase da Libertadores, soa como protocolar para o clube gaúcho, mas também vale muito. Serve como injeção de ânimo para o Tricolor virar a página do vice da Copa do Brasil e dar andamento à reconstrução.
Desde o último domingo, o discurso adotado pelo Grêmio é de mudança. O preparador físico Reverson Pimentel, ex-Bragantino, foi contratado para a vaga de Márcio Meira. O departamento de futebol foi trocado, com presença mais próximo do CEO do clube, Carlos Amodeo, e do presidente Romildo Bolzan.
Pois a goleada sobre os peruanos ganhou ares de primeiro passo para o Grêmio. Em campo, se viu Pinares como titular e chance a Guilherme Azevedo no segundo tempo como as grandes novidades de 2021 ainda com cara de 2020. Mas o resultado alivia o ambiente.
— Nada supera a nossa derrota. Mas é uma página virada, temos um ano brilhante pela frente. Aprendemos muito no ano passado, procuramos crescer com nossos erros e nesse ano tenho certeza que a gente vai buscar tudo que tem pela frente. Essa equipe é aguerrida, vai se reconstruir novamente e mostrar ao torcedor mais uma vez que queremos botar o Grêmio no topo do Brasil — destacou Diego Souza.
Nada melhor do que dar o nosso melhor após uma derrota para começar bem a temporada. Mostrar que a alegria tem que voltar, as boas atuações têm que voltar, a nossa confiança.
— Diego Souza
Diego Souza, três vezes, David Braz, Ferreira e Guilherme Azevedo fizeram os gols da vitória, enquanto Quina descontou. Aparentemente, a caminhada será leve, já que Renato poderia ter acelerado mais nas mudanças. Usou Vanderlei no gol, Paulo Miranda e David Braz na zaga e não relacionou nenhum dos últimos jovens inscritos na Libertadores.
No entanto, a vitória dá a chance dos principais jogadores ganharem folga após sábado, quando o Tricolor encara o Esportivo pelo Gauchão. A volta contra o Ayacucho, em Quito, no Equador, será com reservas. Essa partida pode valer mais chances aos garotos.
— Vi a poderosa Juventus sair fora da Champions. O poderoso Barcelona saiu fora. Todo mundo tem problemas, por que o Grêmio não teria? Temos pessoas capacitadas par resolver o que aparece. O mais importante é termos virado a página, é vida nova. Vamos dar sequência no Estadual, nosso objetivo é buscar o tetra. O Grêmio é grande, onde entra, entra para ganhar — direcionou Renato.
O Grêmio treina na tarde desta quinta-feira no CT Luiz Carvalho. Depois do Esportivo, no sábado, o elenco viaja no domingo para Quito, no Equador, para o jogo de volta com os peruanos. Com a vitória, o Tricolor pode perder por quatro gols de diferença ou até por cinco, desde que anote dois gols ou mais.
A goleada por 6 a 1 sobre o Ayacucho, na noite desta quarta-feira, encaminhou a vaga à terceira fase da Libertadores, e o Grêmio deve dar um período de folga para parte do grupo de jogadores nos próximos dias. Assim, a partida de volta na próxima terça, em Quito, no Equador, deve ter escalação reserva.
O técnico Renato Portaluppi afirmou em entrevista coletiva que a situação deve ser definida nesta quinta. Alguns atletas serão liberados para um período entre sete e 10 dias de descanso por conta da temporada desgastante. Isso tem ocorrido em alguns clubes, como Flamengo, Palmeiras e Inter, entre outros, que liberaram os jogadores após o Brasileirão.
Parte do elenco será liberados após o jogo de sábado, contra o Esportivo, na Montanha dos Vinhedos, pelo Gauchão. Portanto, o Grêmio deve ter uma equipe reserva no jogo em Quito, na próxima terça-feira, contra o Ayacucho, na volta da segunda fase da Libertadores.
Temos partida importante no sábado e aí sim vamos pensar em uma folga para muitos jogadores. Senão, daqui a pouco teremos lesões e perdemos por 30, 40 dias. Pensamos e chegamos a essa conclusão, que merecem uma folga.
— Renato Portaluppi, técnico do Grêmio
— Jogadores são humanos, fica praticamente impossível, muitos clubes deram folga. Mas no momento que vira dois anos, se não der agora, que é nosso objetivo, depois não tem mais tempo. Descansar um pouco a cabeça de todo mundo. Foi um ano estressante — afirmou Renato.
A vitória por 6 a 1 deixou a vaga nas mãos do Grêmio para a terceira fase da Libertadores. Caso confirme a vantagem, o time gaúcho encara o vencedor de Independiente del Valle-EQU ou Unión Española-CHI. A equipe do Chile venceu por 1 a 0 a primeira partida e vai com o placar favorável para o jogo no Equador.
— Encaramos o nosso adversário. Digamos que não tem aquela qualidade toda, mas o mais importante foi que minha equipe jogou com seriedade, respeitando e fazendo o placar. Era nosso objetivo. A segunda partida é na altitude. Se tivéssemos escore baixo, poderia nos complicar. Dá tranquilidade maior para a segunda partida — acrescentou Renato.
O Grêmio volta a treinar na tarde desta quinta-feira, no CT Luiz Carvalho. No sábado, às 18h, enfrenta o Esportivo na Montanha dos Vinhedos, pela quarta rodada do Gauchão. O Tricolor é o sexto colocado na competição com três pontos, mas apenas um jogo disputado.