Notícia - Portugal: Arqueólogos descobrem vestígios de baú do século 17 durante obra
 UOL Publicou uma notícia no dia:11/03/21 13:42:53

Portugal: Arqueólogos descobrem vestígios de baú do século 17 durante obra


Imagem:


Vestígios de um grande navio do final do século 17 foram descobertos durante escavações arqueológicas em meio a uma obra em Lisboa, Portugal. A embarcação foi analisada por uma equipe de especialistas, que concluiu que a nau estava "muito bem preservada" e era usada "para a navegação atlântica" 


A Direção-Geral de Patrimônio Cultural de Portugal revelou que "os vestígios arqueológicos encontrados correspondem a uma embarcação com cerca de 27 metros de comprimento, datada do final do século 17 até o início do 18". Um relatório técnico, ao qual a agência de notícias lusa teve acesso, confirma que o estado de conservação do barco "é particularmente bom", não havendo casos em melhor condição no território nacional. A embarcação, encontrada por uma equipe da empresa de serviço arqueológico ERA Arqueologia, conserva vários elementos originais que compõem o navio, entre os quais a quilha, o arranque da proa e a sobrequilha. O documento ainda salienta que "o potencial científic.


Ainda segundo o relatório, o objetivo dos arqueólogos, após serem finalizadas as escavações, é o "subsequente estudo integral do conjunto e sua respectiva preservação". Em seguida, a direção científica do projeto determinará a tutela do patrimônio histórico encontrado. As escavações arqueológicas ocorreram na região ribeirinha de Lisboa, em meio a construção de novos edifícios destinados a um hotel e a apartamentos residenciais. A uma distância de 7,4 abaixo do solo, as escavações também revelaram outros objetos, que remetem ao período do Império Romano.