12/03/21 14:21:26
1° Torneio Brasileiro de Sustentabilidade
Imagem:
Quando o assunto é sustentabilidade, nem mesmo a pandemia da Covid-19 pôde parar as ações de conscientização da Ball Corporation. Em 2020, dentre diversas iniciativas, a empresa, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, patrocinou o 1° Torneio Brasileiro de Sustentabilidade, realizado pelo Instituto Alpha Lumen. Em meio a um ano marcado por dificuldades na educação por conta da quarentena, a ação despertou a consciência ambiental nos alunos e incentivou a criação de soluções sustentáveis.
O objetivo do torneio foi conscientizar as crianças, os jovens, seus familiares, amigos e vizinhos sobre sustentabilidade ambiental. O desafio dos participantes foi propor melhorias na cadeia de produção de resíduos que impactem positivamente as comunidades de trabalhadores, empresas e a sociedade como um todo, desde a coleta devida dos materiais, passando pelo descarte adequado até a reutilização ou reciclagem.
Os projetos deveriam considerar temas como o reaproveitamento dos resíduos sólidos, o consumo de energia e a economia circular, entre outros.
O 1° Torneio Brasileiro de Sustentabilidade aconteceu entre os meses de outubro e novembro de 2020. Participaram mais de 430 times de diversos níveis escolares e de todo Brasil.
Como funcionou o desafio?
O torneio foi aberto para estudantes brasileiros de países onde o português é a língua oficial e de comunidades brasileiras fora do país. Estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental até universitários foram divididos em cinco categorias com desafios adequados às idades.
Cada aluno ou equipe pôde inscrever apenas um projeto. Estudantes do ensino fundamental e médio tiveram acompanhamento de um professor orientador. Os universitários puderam optar ou não pela orientação.
Para as crianças do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, o torneio propôs a criação de um desenho para sensibilização sobre a importância que o meio ambiente deve ter para a sociedade.
Alunos do 6º ao 8º ano do Fundamental II deveriam criar uma ação pontual que aumentasse a quantidade de materiais descartados corretamente em casa ou na comunidade e uma campanha em vídeo.
No Ensino Médio e Técnico Profissionalizante, o desafio foi trazer soluções sobre o tema gestão de resíduos ou ações de valorização dos profissionais da cadeia da reciclagem.
Já os universitários tiveram o desafio de solucionar um problema recorrente, vivenciado ao longo dos processos da cadeia. O projeto precisou ser aplicado às cooperativas de catadores de materiais recicláveis locais. Eles também puderam sugerir soluções para a reciclagem de latas de alumínio ou apresentar uma iniciativa pré-existente já implementada entre 2019 e 2020.
Os melhores projetos foram premiados com certificados e troféus e outros prêmios como tablets, laptops e até prêmios em dinheiro.