05/04/21 14:12:18
Fórmula E: De Vries vence primeira corrida de 2021. Di Grassi larga em 16º e chega em nono
Imagem:
A sexta-feira foi de "primeiras" na Fórmula E. Além ter sido a primeira etapa do ano, foi também a primeira corrida noturna na categoria, realizada na Arábia Saudita, e a primeira vitória de Nyck de Vries, da Mercedes, no campeonato de carros elétricos da FIA.
Sob as luzes artificiais do circuito de Diriyah, o piloto holandês largou da pole position e não chegou a ser ameaçado pelos rivais, que se digladiaram na parte de trás do pelotão com belas ultrapassagens, mas também com acidentes. Nem mesmo os períodos de safety car e as duas relargadas atrapalharam a liderança de De Vries.
Lucas di Grassi (Audi) largou em 16º, mas foi escalando pelotão para ganhar posições, aproveitou os acidentes e evitou confusões para terminar a corrida em nono. Sette Câmara (Dragon Penske) falhou em cumprir com os procedimentos de largada estipulados pela direção de prova e acabou punido com um "drive through" (uma passagem pela área dos boxes), o que jogou o piloto para o último lugar. O mineiro terminou a corrida em 20º.
Lucas di Grassi na primeira corrida do fim de semana da Fórmula E, na Arábia Saudita — Foto: Reprodução
O pódio
Além de De Vries, o pódio teve Edoardo Mortara (Venturi), que foi o dono da possível ultrapassagem mais bonita da noite, largou em quarto e chegou em segundo. Mitch Evans (Jaguar) largou em sexto, mas completou o pódio em terceiro.
Classificação do ePrix de Diriyah
Classificação ePrix de Diriyah — Foto: Reprodução
Tabela do campeonato Fórmula E
Além dos 25 pontos da vitória, De Vries marcou outros quarto com a pole e o desempenho na classificação. Vandoorne ficou com o ponto de volta mais rápida, mas o bônus não alterou sua posição na tabela do campeonato. Lucas di Grassi aparece logo atrás, em nono. Sergio Sette Câmara não pontuou e não aparece entre os dez primeiros.
Tabela da Fórmula E — Foto: Reprodução
Largada
De Vries larga bem e mantém a ponta, bem como os três pilotos abaixo do pole position. A única mudança relevante entre os cinco primeiros acontece com a ultrapassagem de Mitch Evans sobre Alex Lynn. Di Grassi ganha uma posição, pulando de 16º para 15º; Sette Câmara pula de 20º para 19º, mas é punido por ter falhado em cumprir com procedimentos de largada.
Momentos-chave
- René Rast passa Pascal Wehrlein, que corre para ativar modo ataque - apesar de ser ultrapassado e cair do segundo para o terceiro lugar, piloto da Porsche aproveita vantagem para rivais atrás para ativar modo que libera mais energia.
- Edoardo Mortara arrisca e realiza incrível ultrapassagem sobre Mitch Evans e Pascal Wehrlein pelo terceiro lugar. Wehrlein, que era o terceiro, acaba perdendo posição também para Evans e caindo para quinto.
- Sam Bird tenta ultrapassar Alex Lynn, que fecha a porta. Dupla se enrosca, bate e o safety car é acionado.
- Após relargada, Gunther erra e bate no muro, provocando novo safety car. O piloto era o sexto colocado, mas precisou abandonar por causa dos danos no carro.
- Rast, o segundo colocado, vacila e passa na zona de modo ataque no momento em que safety car entrava na pista, desperdiçando a energia extra que teria. Ao passar na zona do modo de ataque, Rast perdeu o segundo lugar para Mortara.
- Mortara novamente usa o modo de ataque para superar Rast e assumir o segundo lugar.
- Evans também supera Rast e pula para o terceiro lugar. Piloto da Audi cai para a quarta colocação.
- Nicky de Vries vence pela primeira vez na Fórmula E, na etapa de abertura da categoria em 2021