Notícia - Quatro fatores para melhorar o desempenho na corrida
 Globo Esporte Publicou uma notícia no dia:2022-01-14 11:33:51

Quatro fatores para melhorar o desempenho na corrida


Imagem: Istock Getty Images


Melhorar o desempenho na corrida é, sem dúvida, o objetivo de muitos atletas e corredores recreacionais. É claro que se formos abordar os atletas de elite, teremos muito maior complexidade de análise. Entretanto, para os corredores recreacionais, algumas informações até simples podem proporcionar uma ajuda interessante. A melhora do rendimento para correr longas distâncias depende de um grupo de fatores que podem ser analisados separadamente e a perspectiva de aperfeiçoar cada um deles isolada ou conjuntamente poderá ter um resultado final muito bom.

HIIT é o principal tipo de treino para melhorar o limiar anaeróbico — Foto: Istock Getty Images

HIIT é o principal tipo de treino para melhorar o limiar anaeróbico — Foto: Istock Getty Images

Esses fatores são:

1 - Consumo Máximo de Oxigênio (VO2 max)

Como muitos já sabem, este talvez seja o indicador mais importante do desempenho aeróbico e caracteriza a capacidade máxima do organismo de transportar e consumir oxigênio - e, assim, produzir a modalidade de energia predominante nos exercícios de longa duração. Seu fator limitante é a capacidade de bomba do coração e a principal forma de melhorar este índice é o TREINO DE VOLUME.

2 - Limiar Anaeróbico (LA)

Este índice é a intensidade máxima de tolerância para um exercício de longa duração. Representa a chamada fração útil do consumo máximo de oxigênio. Depende principalmente da capacidade de remoção de ácido lático durante o exercício. O principal tipo de treino para melhorar o limiar anaeróbico é o TREINO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE (HIIT).

3 - Eficiência Mecânica

Esta valência física representa a competência do aparelho locomotor em gastar a menor quantidade possível de energia para correr em determinada velocidade. Esta eficiência é dependente de inúmeros fatores intrínsecos da contração de diferentes grupos musculares e do sistema de alavancas do aparelho locomotor. A melhora desse índice se dá por meio dos chamados EXERCÍCIOS EDUCATIVOS, que trabalham o fortalecimento e a coordenação motora.

4 - Disponibilização Energética

A utilização de energia durante o exercício é otimizada pelos efeitos do próprio treinamento, com a tendência de preservar o carboidrato durante os exercícios de longa duração. Os recursos da nutrição esportiva podem potencializar os estoques de carboidrato, bem como sua rápida reposição no pós-exercício. Esses fatores, a médio e longo prazo, potencializam o próprio desempenho, enfatizando a importância dos SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS e da NUTRIÇÃO ESPORTIVA.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / Eu Atleta.