13/04/18 13:08:50
Yuval Harari
Imagem:
Harari nasceu em Israel, embora seja filho de judeus com raízes na Europa Oriental.[2] Especializou-se primeiro em História medieval e História militar, antes de completar seu doutorado no Jesus College, Oxford, em 2002. Desde então, ele tem publicado numerosos livros e artigos, incluindo Operações Especiais na Era do Cavalheirismo, 1100–1550;[3] A Última experiência: Revelações do campo de batalha e a criação da guerra cultural moderna, 1450–2000;[4] “A concepção da batalha decisiva’ na História do mundo”;[5] e “poltronas, café e autoridade: testemunhas oculares e testemunhas vitimadas falam sobre a guerra, 1100-2000”.[6]
Ele agora é especializado em História mundial e processos da macro-história. Sua pesquisa se concentra em questões da macro-história, tais como: Qual a relação entre a História e a Biologia? Qual a diferença fundamental entre o Homo sapiens e outros animais? Existe justiça na História? A História tem uma direção? Será que as pessoas se tornaram mais felizes com o passar do tempo?
Seu livro mais famoso é intitulado Sapiens: Uma breve História da Humanidade (originalmente publicado em hebraico sob o título Uma breve História do Gênero Humano, e depois traduzido para 30 idiomas aproximadamente).[7] O livro inquere toda a extensão da História humana, desde a evolução do Homo sapiens na idade da pedra até a revolução política e tecnológica do século XXI. A edição hebraica se tornou um Best-seller em Israel. Isso gerou muito interesse, tanto do público acadêmico quanto da comunidade em geral, transformando Harari em uma celebridade instantânea.[8] Videos em hebraico de Harari sobre a História do mundo têm sido visualizados por milhares de pessoas em todo o mundo através do Youtube; Ele também está dando um curso online gratuito em inglês sobre A Breve História da Humanidade. Mais de 100.000 pessoas do mundo inteiro têm acompanhado.
Harari ganhou duas vezes o Prêmio Polonsky por Criatividade e Originalidade, em 2009 e 2012. Em 2011 ele ganhou o prêmio Moncado de História militar para a sociedade pelos artigos de destaque na História militar. Em 2012 ele foi eleito para academia Jovem Israelita de Ciências. Em 2015, Sapiens foi selecionado por Mark Zuckerberg, fundador doFacebook, para seu Clube do livro online. Mark convidou seus seguidores a ler o que ele descreve como "uma grande narrativa sobre a História da civilização humana".
Harari vive com seu marido em moshav Mesilat, próximo a Jerusalem.