23/04/18 16:22:57
Startup produz carne de atum sem pescar nenhum peixe
Imagem:
O atum do seu jantar, em breve, não virá mais do mar. A startup americana Finless Food criaram carne de atum a partir da multiplicação de células tronco do peixe de verdade.
A partir de células derivadas dos músculos do atum, os cientistas da empresa de agrotech conseguem isolar as partes desejadas e produzir um material quase idêntico à carne original do atum.
Esse tema – aliado à produção de carne bovina em laboratório – serão debatidos durante a AgroTech Conference, maior conferência sobre novas tecnologias para o agronegócio já feita no Brasil.
O “atum de laboratório” já está disponível em restaurantes sofisticados dos Estados Unidos, uma vez que a produção da carne ainda é mais cara do que pescar o peixe. Porém, a empresa garante que em 2019 os preços serão os mesmos. O objetivo é levar o produto para supermercados e distribuí-lo em grandes quantidades.
Além de representar um grande avanço tecnológico, essa inovação também é um passo importante no sentido da conservação de muitas espécies marinhas, uma vez que a tecnologia pode ser aplicada em outros peixes e frutos do mar.
Além da Finless Food, outas empresas como a Terramino Foods estão trabalhando nessa tecnologia. Num futuro bem próximo, consumiremos proteína animal produzida em laboratório sem conseguir distingui-la do sabor e textura das carnes “de verdade”.
Quer saber mais sobre as tecnologias e inovações que estão revolucionando o agronegócio brasileiro e mundial? Participe do AgroTech Conference, que acontece em São Paulo. Acesse o site oficial e veja todos os detalhes.