Notícia - ELA AJUDA EMPRESAS A ESCOLHER O MELHOR PLANO DE SAÚDE PARA OS FUNCIONÁRIOS
 Pequenas Empresas & Grandes Negócio Publicou uma notícia no dia:06/08/18 15:33:37

ELA AJUDA EMPRESAS A ESCOLHER O MELHOR PLANO DE SAÚDE PARA OS FUNCIONÁRIOS


Imagem:


Engenheira por formação, a empresária Fabiana Salles, 39 anos, brinca que começou a empreender criança, vendendo bonecas. “E com nota fiscal”, afirma.

Em seu primeiro estágio, percorria negócios para vender aparelhos que faziam eletrocardiograma por telefone — os batimentos cardíacos do paciente eram transformados em sinais sonoros e transmitidos por fios de duplo cobre.

Era uma espécie de fax do coração. Só havia um problema: ninguém queria comprá-los. “Mas as companhias se interessavam por um outro serviço que prestávamos”, afirma Fabiana. “Era um mapeamento de risco sobre a saúde dos funcionários.” Não foi difícil desligar os telefones e ativar os tais mapas. Nesse contexto, nasceu a Gesto Saúde e Tecnologia, em 2003.

Ao longo do tempo, a empresa se reinventou várias vezes. Hoje, usa um arsenal tecnológico (inteligência artificial, redes neurais e coisas do gênero) para indicar qual o plano mais adequado, e com melhor custo-benefício, para grandes clientes do mercado corporativo.

É um mercado imenso. Atualmente, 47 milhões de brasileiros estão vinculados à saúde privada no país, sendo que 70% dos planos dessas pessoas são pagos por empresas.

Dessa maneira, consegue que elas economizem entre 8% e 25% ao bancar o benefício. Para isso, usa uma base dedados de 4,5 milhões de pessoas. “Tivemos de remar muito até entender qual era a real dor desse mercado”, afirma a empreendedora. “Agora, estamos ampliando a nossa área de atuação, atendendo empresas de diversos portes.”

A Gesto é uma scale-up – ou seja, um negócio que cresce em ritmo muito acelerado. A empresa de Fabiana cresceu, em média, 80% ao ano nos últimos três anos.

As scale-ups geralmente ocupam setores imensos da economia, marcados por ineficiências igualmente monumentais. É justamente ao apresentar uma solução para esses impasses cabeludíssimos que as empresas embicam para o alto por longos períodos—e de forma sustentável.