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COMO UMA STARTUP BRASILEIRA MUDA A FORMA DE CONTRATAR PROFISSIONAIS
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Entrevistas de emprego e dinâmicas de grupo costumam ser um teste de paciência para candidatos e recrutadores. Para acabar com esse problema, os fundadores da Gupy criaram um aplicativo que usa inteligência artificial para tornar os processos de seleção mais eficientes.
A base da plataforma é um banco de dados com as características dos melhores funcionários da empresa contratante — os chamados top performers. Os perfis desses colaboradores servem como parâmetro para avaliar as respostas de usuários cadastrados no app. Depois, um conjunto de algoritmos faz uma triagem das pessoas mais indicadas para ocupar determinada função. “A maioria dos recrutadores ainda perde muito tempo avaliando pilhas de currículos. Com o aplicativo, dá para fazer uma gestão de vagas mais estratégica”, afirma a CEO, Mariana Dias, 30 anos.
Lançado em 2015, o app da Gupy foi adotado nos processos seletivos de empresas como Cielo, Kraft Heinz e Vivo. O modelo de negócios é baseado na cobrança de assinaturas mensais. O preço de um plano básico começa em R$ 850, mas o valor pode chegar a R$ 40 mil, dependendo do número de usuários cadastrados. O pacote da Gupy inclui ferramentas de divulgação de vagas, relatórios de engajamento e canais de comunicação com os candidatos. Depois de passar pelo programa de aceleração da Wayra, a startup recebeu aportes no valor de R$ 1,5 milhão dos fundos Canary e Yellow Ventures em agosto do ano passado. “A solução apresenta forte aderência entre grandes empresas e startups de médio porte. A chegada dos investidores foi essencial para consolidar a presença entre esse público e acelerar a expansão”, diz Mariana.