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EMPRESÁRIO CRIA A "ACADEMIA DO FUTURO" E FATURA R$ 1,7 MILHÃO
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Na TecFit, rede de academias em operação desde abril de 2017, não existem pesos, supinos, esteiras ou demais aparelhos tão conhecidos por quem treina todos os dias.
A aposta da marca paulistana, fundada pelo empreendedor Felipe Castro, 38 anos, é na tecnologia de eletroestimulação muscular.
Antes de começar a atividade física, o aluno veste um “traje de treino”, capaz de acionar simultaneamente cerca de 350 músculos.
Os exercícios são feitos sempre em frente a uma tela, que indica ao usuário os movimentos que deve fazer. Segundo Castro, o treino proporciona, em 20 minutos, uma carga de exercícios equivalente a três horas de musculação. “Com a TecFit, buscamos um nicho de público desatendido pelas academias tradicionais”, diz.
O público majoritário da rede, que conta com oito unidades em quatro cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre), tem entre 40 e 50 anos, estilo de vida sedentário e pouco tempo para a prática de exercícios.
No geral, são recomendadas de uma a três sessões de apenas 20 minutos cada, em dias alternados. Utilizada na preparação física de atletas de ponta, como os jogadores do Real Madrid, a tecnologia XBody foi desenvolvida em 2007 na Alemanha e está presente hoje em 55 países — os trajes são produzidos na Hungria.
Com a assinatura de um acordo de joint venture com a desenvolvedora da tecnologia, Castro se tornou representante exclusivo para as vendas da tecnologia na Colômbia, México e Brasil. “Já são mais de cem equipamentos comercializados para academias, clínicas de estética e de fisioterapia”, diz Castro.
Mas a TecFit é o carro-chefe dos negócios. “As unidades atingem o ponto de equilíbrio em dois meses”, diz.
Cada unidade tem uma média de 300 alunos. Até o final do ano, o empreendedor planeja chegar a 30 academias em operação em 15 cidades — além de unidades próprias, a meta é expandir no sistema de licenciamento de marca.
Em 2017, o faturamento foi de R$ 1,7 milhão.