06/11/18 11:43:12
Leite vegetal: conheça os benefícios e aprenda a fazer em casa
Imagem:
Feitos a partir de grãos ou cereais, os leites vegetais ganham cada vez mais espaço no mercado e surgem como um substituto ao leite de vaca. A bebida não é apenas uma aliada dos veganos, ou de quem tem intolerância à lactose, mas também é apreciada por quem busca uma alimentação mais leve.
Arroz, amêndoa, aveia, amendoim, castanha de caju ou nozes são alguns dos alimentos usados para produzir leites vegetais. E, de quebra, a bebida pode trazer diversos benefícios ao organismo.
A nutricionista e consultora da Superbom, Cyntia Maureen, explica que o leite vegetal pode ser comprado em supermercado ou produzido em casa. A especialista recomenda a fabricação caseira, pois assim é possível evitar os conservantes, açúcares, adoçantes e corantes que podem estar presentes nas versões industriais.
E a boa notícia: é bastante simples fazer seu próprio leite vegetal. Cyntia explica que a regra de produção é praticamente a mesma para todos os tipos. Primeiro é preciso deixar o ingrediente principal de molho, em seguida é só bater no liquidificador o preparo com água e depois coar.
5 leites vegetais: benefícios e receitas
Os benefícios que a bebida oferece dependem do grão e cereal com que ela foi feita. A seguir, as nutricionistas Cyntia Maureen e Raquel Segobia, da clínicaChiquetá, explicam as propriedades benéficas de 5 leites vegetais
Leite de amendoim
O amendoim é rico em vitaminas do complexo B, vitamina E, potássio, magnésio, zinco, cobre e manganês. Transformado em leite todos esses benefícios são conservados.
“O leite do amendoim contribui para a saúde do coração por causa da grande quantidade de ácidos graxos, que diminuem o colesterol e previnem a hipertensão arterial”, explica Cyntia. Veja a receita de leite de amendoim.
Leite de nozes
O leite de nozes, assim como o de amendoim, é cheio de benefícios. Ele é rico em ácidos graxos essenciais, vitaminas B6, zinco, cobre e manganês. “As nozes são importantes para a saúde do coração, do sistema nervoso, são boas para tratar transtornos sexuais e esterilidade, bem como diabetes”, aponta Cyntia. A ingestão da bebida atua ainda na redução do colesterol ruim e na prevenção da anemia. Veja a receita de leite de nozes.
Leite de castanha de caju
O leite vegetal da oleaginosa é rico em vitaminas B1 e B2, magnésio, potássio, ferro, fósforo e gorduras boas. “Ele contribui para a saúde do sistema nervoso, melhora as transmissões cerebrais, previne a irritabilidade, cãibras e espasmos, bem como auxilia no tratamento de depressão”, pontua a nutricionista Cyntia. Veja a receita de leite de castanha de caju.
Leite de amêndoa
O leite de amêndoas também está na lista dos leites vegetais nutritivos. “Ele é rico em cálcio, vitamina B e E, zinco, potássio, magnésio, cobre e fósforo”, explica a nutricionista Raquel. Veja a receita de leite de amêndoa.
Leite de arroz
Este tipo de leite vegetal contém o triptofano, aminoácido responsável pela criação da serotonina, que traz a sensação de bem-estar. “O leite de arroze tem vitaminas do complexo B, mas não é indicado para quem tem restrições a carboidratos, já que esta é uma de suas principais propriedades”, alerta Raquel. Veja a receita de leite de arroz.
Dicas de consumo
O leite vegetal pode ser consumido puro ou batido com frutas e adoçado com mel. E pode inclusive substituir o leite de origem animal em diversas receitas.
Como na produção caseira ele não leva conservantes, a bebida deve ser guardada na geladeira, em uma garrafa de vidro. O leite vegetal caseiro precisa ser consumido em até 3 dias e não deve ser fervido, pois pode talhar.
A dica final da nutricionista Cyntia é aproveitar inclusive os resíduos da fabricação do leite. Eles podem ser utilizados em patês, recheios de panquecas ou em almôndegas.