Notícia - Saiba o que é a blindagem capilar e como funciona este tratamento
 A Revista da Mulher Publicou uma notícia no dia:06/11/18 11:44:57

Saiba o que é a blindagem capilar e como funciona este tratamento


Imagem:


A blindagem capilar surgiu para resolver de vez o problema daqueles cabelos ressecados e opacos, que sofrem com a ação de químicas agressivas e falta de hidratação. Este tratamento capilar é indicado para todos os tipos de fios, já que é capaz de “blindar” as madeixas contra novas agressões externas. 


Este procedimento funciona como uma reconstrução do fio de dentro para fora, com a reposição de nutrientes essenciais que reparam a fibra capilar. Ou seja, forma-se uma camada protetora que deixa os cabelos mais saudáveis, garantindo proteção contra danos futuros. “A blindagem capilar é um tratamento de selagem que fecha as cutículas dos fios de cabelo, deixando eles mais fortes resistentes e com brilho”, informa Evandro Buratti, hairstylist do salão Coiff1rst Brasil.


Na prática, como funciona?

Buratti explica que o procedimento no salão pode durar até duas horas e os benefícios aos fios seguem por até quatro meses. “É claro que vai depender dos cuidados que a cliente vai ter com o cabelo pós-blindagem”, ressalta. 


Primeiro, é feita uma higienização dos fios antes da aplicação do produto – que necessita de uma pausa para agir. Este tempo pode variar de acordo com as instruções de cada fornecedor ou fabricante. Depois isso, é utilizado um selante ou queratina antes do enxague, seguido pela secagem dos fios. “O passo a passo vai variar com o estado do cabelo, quanto mais danificado mais longo é o processo de blindagem”, completa o hairstylist. 


Em casa ou no salão?

É possível fazer a blindagem capilar em casa, usando produtos adquiridos em lojas especializadas. A diferença de fazer no salão é a qualidade dos itens utilizados, que normalmente tem a concentração maior de princípios ativos que os produtos home care além, é claro, da expertise do profissional. 


Se mesmo assim, se a opção for realizar este procedimento em casa, Evandro Buratti dá algumas dicas úteis para realizar a blindagem capilar sem complicação: 

Lavar o cabelo com shampoo que retire o excesso de água com a toalha; 

Dividir o cabelo e aplicar queratina concentrada mecha a mecha. É importante fazer o processo em todo o cabelo, evitando a raiz;

Deixe agir por 10 minutos e enxágue em água preferencialmente fria;  

Aplicar uma máscara de hidratação potente e da sua preferência mecha por mecha, enluvando sempre de cima para baixo; 

Enrole todo o cabelo numa touca plástica, de isopor ou laminada, e deixe  agir por 30 minutos; 

Finalizar com um leave-in e secar o cabelo. Por último, passar a prancha. 


Diferença entre blindagem, hidratação e cauterização

A blindagem capilar não é nada parecida com outros processos já conhecidos das mulheres para cuidados com os cabelos. Além de reconstruir a fibra dos fios, ainda sela as cutículas e deixa o cabelo protegido contra novas agressões externas. “Já a cauterização é um processo de reposição de queratina e a hidratação é uma reposição hídrica que confere brilho e maciez aos cabelos”, esclarece Joice. 


Joice Nara Silva, cabeleireira e técnica da Mutari, acrescenta que, na blindagem, "os produtos utilizados trazem princípios ativos ricos com queratina, creatina, extratos vegetais, ácido láctico e ácido hialurônico, que agem nutrindo e fortalecendo a fibra capilar”.


Outros tipos de blindagem 

Este termo pode ser utilizado em outros procedimentos que blindam os fios e impede, por exemplo, que agentes externos ataquem ou penetrem nos cabelos. Patrícia Roscani, da Ponto9 Cosméticos, diz que também existem produtos que fazem a blindagem dos cabelos contra fumaça de cigarro, fritura, maus odores e até poluição. E, ainda, itens que protegem as madeixas contra alta umidade, aumentando a durabilidade da escova. 


“O procedimento de blindar o cabelo contra maus odores é indicado para todos os tipos de cabelos, já blindar contra a umidade é indicado para cabelos volumosos e mulheres que gostam de uma escova lisa”, explica, enumerando produtos da Ponto9, como o Nano Block e a linha Blow Dry Express. 


Já o cabeleireiro visagista e maquiador Michael Ribeiro considera que, muitas vezes, o realinhamento térmico mais conhecido como selagem também é uma forma de blindagem capitar. "As mais comuns são as progressivas sem formol à base de ácidos graxos para realinhar os fios, deixando-os ainda mais lisos e práticos”, analisa.