09/11/18 11:48:10
Nutrição: conheça as principais especializações na área
Imagem:
Na Nutrição, assim como acontece nas demais carreiras da saúde, é importante ir além da graduação se o profissional deseja ser mais do que um profissional generalista, e se aprofundar em um campo de atuação específico. Geralmente, os nutricionistas recém formados ou com pouco tempo de experiência têm muitas dúvidas sobre como dar continuidade à carreira, não por falta de interesse, mas por não conseguirem acompanhar as demandas em relação ao trato com a alimentação e saúde.
Nesse cenário, as especializações em Nutrição são fundamentais para a qualificação profissional e destaque no mercado de trabalho. Pensando nisso, separamos algumas alternativas de cursos que você pode fazer para investir na sua formação e ter uma trajetória de sucesso nesse ramo tão concorrido e valorizado no mercado. Confira:
Obesidade e Emagrecimento
Essa área trabalha os aspectos físicos, genéticos, sociais e psicológicos por trás do desenvolvimento da obesidade, um dos problemas de saúde mais graves, que está diretamente associado a outras doenças, como diabetes, hipertensão e colesterol alto. De acordo com o Panorama de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde, cerca de 20% da população brasileira é composta por obesos. Por isso, os nutricionistas que se especializam em Obesidade e Emagrecimento buscam desenvolver estratégias de saúde pública, com o objetivo de frear o avanço dessa doença crônica.
Nutrição Esportiva
Com a popularização das práticas esportivas e o crescimento da cultura fitness, essa área em ganhado bastante destaque nos últimos anos no Brasil. A nutrição esportiva é centrada em melhorar a performance do atleta, seja ele amador ou profissional, através de uma dieta alimentar diferenciada, com o objetivo de aumentar a massa muscular, melhorar a resistência física e o fortalecimento da estrutura musculoesquelética. É importante destacar que a área não atinge apenas os atletas, mas também aquelas pessoas que fazem atividades de forma amadora.
Intolerância e Alergia Alimentar Infantil e Adulta
Os problemas alimentares podem estar relacionais a diferentes fatores naturais e artificiais, os mais comuns, são: lactose, glúten, oleaginosas, frutose, cacau, corantes, aromatizantes, conservantes, acidulantes e emulsificantes. Quando não são tratadas e acompanhadas por um nutricionistas, esses problemas alimentares causam distúrbios fisiológicos, comprometem o bom funcionamento do organismo e ainda causam mal estar físico e emocional às pessoas. Para isso, o estudo nessa área é focado na detecção, no monitoramento, no tratamento e na prevenção dessas intolerâncias e reações alérgicas causadas por alimentos.