13/11/18 12:35:15
“O PROPÓSITO DE UM NEGÓCIO É PROPORCIONAL À SUA RENTABILIDADE”
Imagem:
No final de 2017, Ricardo Podval fundou o Civi-co, centro de empreendedorismo social localizado em Pinheiros, São Paulo. Instalado em um prédio de quatro andares, o espaço abriga mais de 50 startups e organizações voltadas à melhoria do ambiente econômico e social do Brasil.
Um dos principais apoiadores do empreendedorismo de alto impacto no país, Podval é um dos destaques da reportagem de capa de Pequenas Empresas & Grandes Negócios deste mês. “É preciso criar mais negócios que promovam a inclusão e a visibilidade das populações carentes. Investir em áreas como saneamento, saúde e mobilidade urbana é essencial para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, afirma.
Veja abaixo suas dicas para criar um negócio que melhore a vida das pessoas.
A edição completa já está disponível nas bancas e no aplicativo Globo+. Baixe a sua no site www.globomais.com.br!
AVALIE O IMPACTODEFINA O SEU PROPÓSITO
Segundo Podval, propósito e lucro não precisam ser objetivos antagônicos — na verdade, as metas devem ser complementares. “Quanto maior o propósito um negócio, maior será a sua rentabilidade. O resultado financeiro vem do tamanho do impacto que você consegue gerar ao seu redor”, diz.
Trace um planejamento estratégico. Antes de executar a ideia, tente analisar qual é o potencial de transformação que o projeto oferece. “É importante se perguntar qual é o impacto que a empresa está gerando e onde você quer chegar. O questionamento também deve incluir o grau de escalabilidade do negócio.”
TRABALHE EM REDE
A conexão a outros negócios e organizações é uma maneira eficiente de ampliar o alcance de soluções de impacto social e econômico. “É fundamental trabalhar em rede junto a outras pessoas que têm como missão melhorar a vida dos brasileiros. Assim criamos negócios que ajudam ao mundo e a nós mesmos”, afirma Podval.