Notícia - Como deixar o SSD otimizado no Windows com o recurso TRIM
 Olhar Digital Publicou uma notícia no dia:22/11/18 09:37:15

Como deixar o SSD otimizado no Windows com o recurso TRIM


Imagem:


A tecnologia SSD tem se popularizado bastante ao longo do tempo para que computadores consigam iniciar o sistema e programas instalados com muito mais velocidade em comparação com um HD convencional. Apesar deste benefício, por contar com uma tecnologia diferente, alguns cuidados extras são necessários para que o SSD tenha uma vida útil prolongada.

O Windows 10, por sua vez, é um sistema que já veio preparado para os SSDs, mas ainda assim nem sempre opções importantes como o TRIM ficam ativadas por padrão. A seguir, veja para o que serve o TRIM e como ativá-lo:

O que é o TRIM?

Por ter um funcionamento diferente de um HD, os SSDs, por exemplo, não podem ser desfragmentados. Neste caso, o TRIM é um recurso do Windows que otimiza o espaço sem uso dos SSDs, fazendo a otimização do dispositivo.

O Windows 10, por ser a versão mais recente do sistema da Microsoft, em teoria já aplica este recurso aos SSDs automaticamente, mas por questões de atualização de uma versão anterior do sistema ou outros problemas com relação a drivers, ele pode estar desativado. Neste caso, é necessário aplicar uma configuração manual para reativá-lo e definir a frequência com que ele rodará.

Verificando se o TRIM está ativado e como habilitá-lo

Para verificar se o TRIM está ativado no Windows é bem simples, sendo que o comando a ser exibido abaixo funciona a partir do Windows 7. Veja:

  1. Pelo menu iniciar, procure pelo “Prompt de comando” e execute-o como administrador;

    Reprodução
  2. Entre com o comando: fsutil behavior query DisableDeleteNotify.

    Reprodução

Se o valor ao lado da função utilizada for “0”, isso significa que o TRIM está ativado, sendo que você ainda pode redefinir a frequência com que ele rodará. Já se o valor ao lado for “1”, ele está desativado e precisa ser habilitado.

No caso do computador utilizado no tutorial, o TRIM já estava habilitado para o Windows 10. Entretanto, se ele estivesse desativado, bastaria utilizar este comando para habilitá-lo: fsutil behavior set disabledeletenotify 0.

Reprodução

Definindo a frequência do TRIM

Após se certificar de que o TRIM está ativado, por uma questão que pode variar de acordo com o uso do PC, é sempre bom rever a periodicidade em que o processo é executado. Para isto, siga estes passos:

  1. Abra o menu iniciar e procure por “Otimizar unidades”. Entre na opção exibida;

    Reprodução
  2. Na lista de discos, selecione o SSD e clique em “Alterar configurações”;

    Reprodução
  3. Em frequência, selecione a opção desejada.

    Reprodução

Depois de ter realizado estas estapas, você não verá o processo rodando no sistema, uma vez que o TRIM ocorre em segundo plano no modo automático, mas o desempenho do SSD ficará mais rápido, além dele ter o seu hardware preservado. Se preferir, ainda nesta mesma janela onde foi a alterada a frequência do TRIM, a tarefa dele pode ser executada manualmente ao utilizar o botão “Otimizar”.